sexta-feira, 27 de junho de 2014

27/06 Vice-presidente do IASB discursa sobre a adoção das Normas Internacionais de Contabilidade

Mais de 100 países já adotaram o International Financial Reporting Standards (IFRS)

Ian Mackintosh, vice-presidente do International Accounting Standards Board (IASB), em seu discurso na Conferência da IFRS Foundation, realizada no dia 23 de junho, destacou a relevante adoção das Normas Internacionais de Contabilidade por mais de 100 países e os ganhos já percebidos. 

“É importante ter em mente porque nos colocamos no caminho da convergência há 12 anos. O International Accounting Standards (IAS) herdado pelo IASB precisava melhorar em muitas áreas e fez todo o sentido para o IASB e para o Financial Accounting Standards Board  (FASB) trabalharem conjunto para melhorar as normas e trazer a sua convergência”, destacou o vice- presidente.

O mundo ruma claramente para a convergência contábil. Mais de 100 países já adotaram o International Financial Reporting Standards (IFRS), padrão contábil que foi aceito globalmente para as demonstrações contábeis. As normas relativas a esse modelo são publicadas pelo International Accounting Standards Board (IASB) e implicam uma série de vantagens, mas também muitos desafios. 

Para ter acesso ao discurso do vice-presidente do IASB, proferido na Conferência da IFRS Foundation, em Londres, clique aqui.

A adoção no Brasil 

O Brasil passou a adotar as Normas Internacionais de Contabilidade, mais conhecidas como International Financial Reporting Standards (IFRS), a partir de 2008, com a promulgação da Lei 11.638, de 28 de dezembro de 2007. A mudança trouxe implicações relevantes para a qualidade da informação contábil, não só voltada para o profissional da contabilidade, mas para outros profissionais e stakeholders que utilizam essa informação. 

4ª Conferência Brasileira de Contabilidade e Auditoria Independente

A 4ª Conferência Brasileira de Contabilidade e Auditoria Independente promovida pelo Ibracon - Instituto dos Auditores Independentes do Brasil abordará o tema “Atualidades das IFRS” em seu primeiro dia de realização, 18 de agosto, com o objetivo de apresentar os principais projetos em andamento no IASB e debater a adoção das IFRS no ambiente brasileiro.

Sob a coordenação de Idésio Coelho, diretor da área Técnica do Ibracon, o painel contará com as seguintes participações: Amaro Gomes, membro do International Accounting Standards Board (IASB); José Carlos Bezerra, superintendente de normas contábeis da Comissão de Valores Mobiliários (CVM); Sérgio Odilon dos Anjos, chefe do Departamento de Regulação do Sistema Financeiro do Banco Central do Brasil e Veronica Souto Maior, vice-presidente Técnica do Conselho Federal de Contabilidade (CFC).

A Conferência acontecerá nos dias 18 e 19 de agosto, no Amcham Business Center, em São Paulo e trará este e outros temas relevantes para os profissionais de Contabilidade e Auditoria Independente. 

As inscrições já estão abertas e mais informações podem ser obtidas no hotsite da Conferência. 

Fonte: Ibracon

Nenhum comentário:

Postar um comentário