quarta-feira, 25 de junho de 2014

25/06 Responsabilidade em defesa da sociedade

Desde 2008, o dia a dia do profissional da Contabilidade vem sendo bombardeado por imposições nas legislações. Isso vem acarretando aumento do nível de trabalho e da responsabilidade.

Iniciou-se com o SPED - Sistema Público de Escrituração Digital, onde o governo e as fiscalizações aboliram o uso do papel e utilizam a força digital, cruzando vários níveis de informações em vários demonstrativos. Obrigações essas chamadas de acessórias que demandam muito tempo de trabalho, hoje estimado em 70% de consumo do tempo dos profissionais.

Em paralelo com a regulamentação da Lei 11.638/2007, o país abriu definitivamente as suas portas para a Contabilidade internacional. Até o momento, estimo que mais de quatro mil páginas de legislações foram criadas, representando de fato uma nova era na vida profissional. Aliado a tudo isso, o profissional da Contabilidade investe diariamente na formação da sua equipe o que representa um aumento significativo em seus custos.

Agora recentemente foi editada a Lei 12.973/2014 oriunda da MP 627, que com 117 artigos, altera o Regulamento do Imposto de Renda das empresas, criando por exemplo, multas para estas que podem chegar a R$ 5 milhões.

Isso sem contar na Lei da Lavagem do Dinheiro, do e-Social, da recente alteração sobre as admissões nas empresas, da obrigatoriedade para as entidades Imunes e Isentas a terem a Contabilidade digital, entre outras novidades.

O contrato de serviços é obrigatório e um importante instrumento de defesa tanto para o empresário quanto para o profissional da Contabilidade, conforme a Resolução do CFC 1457/2013.

Os honorários contábeis devem ser formulados baseados na extensão dos serviços, sua complexidade e automaticamente em toda a responsabilidade como relatado anteriormente. A grande valorização profissional se demonstra por aí, ou seja, deve-se demonstrar ao empresário a responsabilidade de ambos no processo, de todo o investimento realizado pelo profissional da Contabilidade e principalmente por tudo isso representar multas exorbitantes criadas pela legislação.

Lembre-se: a valorização começa por você!

por Adilson Cordeiro, presidente do CRCSC

Fonte: CRC/SC

Nenhum comentário:

Postar um comentário