quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

28/02 Mentalidade empreendedora

Eu gostaria de abrir um negócio, mas será que sou um empreendedor? Esta dúvida ou busca de conhecimento sobre si mesmo tem sido a principal motivação das pessoas que encontro nas aulas onde discuto a atitude empreendedora.

No final do século vinte, o principal recurso que um candidato a empreendedor buscava era o financeiro. Quando muito, ele se interessava por cursos que abrissem seus olhos para um nicho de mercado promissor.

A pergunta que mais se ouvia naquela época era: em que área você acha que devo abrir um negócio? A atitude e autoconhecimento de características pessoais para empreender eram irrelevantes naqueles tempos para quem estava ansioso para fazer mudanças na vida profissional.

Constatar esta mudança de expectativa nas pessoas é muito gratificante para quem atua na educação empreendedora há anos.

É uma mudança positiva, tendo em vista que a conduta pessoal do dono é um fator determinante no sucesso ou fracasso de um negócio.

Saber se tem uma mentalidade empreendedora pode encurtar o caminho para a consolidação da futura empresa ou mesmo evitar comprometer os recursos financeiros que muitas vezes foram conquistados com esforço pessoal ou a ajuda de pessoas queridas.

Mas afinal o que é uma mentalidade empreendedora? Trata-se de um mapa mental pelo qual as pessoas explicam e agem sobre a realidade visando construir e melhorar as condições de vida à sua volta.

São representações, símbolos e princípios que constroem um estilo de vida pragmático, inovador e que gera desenvolvimento socioeconômico. Veja se você compartilha destas premissas:
Amo tudo que faço: sou capaz de descobrir prazer nas minhas atividades profissionais.

Diferentemente de fazer apenas o que gosta, a pessoa empreendedora gosta de achar encantos, cria novos desafios para realizar com positividade suas atribuições.

E encontra sempre algo interessante nas mais diversas funções que desempenha no seu dia a dia.

Ofereço sempre mais do que é esperado. Sentir prazer em surpreender o outro por entregar algo a mais sem ser solicitado. Uma pessoa empreendedora não fica satisfeita em fazer apenas pelo salário que recebe. Gosta de se superar e ser recompensada pela satisfação do outro.

Assumo sempre a responsabilidade da ação. Isso significa a coragem de admitir a responsabilidade pelo sucesso ou fracasso da empreitada. Pessoas empreendedoras geralmente se apropriam dos resultados e o atribuem a seu próprio esforço. Recusam-se a dar desculpas ou terceirizar a culpa por suas decisões.

Ouvir "não" nunca me faz desistir. É a capacidade de não se sentir rejeitado ao ouvir um não para suas ideias e ser capaz de transformar a negativa num desafio para continuar, melhor ainda se você aprende e modifica suas estratégicas a cada vez que escuta um não sobre seu projeto.

Existem muitos outros princípios, características e qualidades pessoais para compor uma mentalidade empreendedora. Mas podemos sintetizar em uma: a inquietude frente aos problemas que a vida nos impõe e desejo de solucioná-los.

Para ter sucesso como empreendedor é importante ter a capacidade de reconhecer que a vida é uma aprendizagem continua e que sempre é possível conhecer mais, principalmente sobre a si mesmo.


por Mara Sampaio

Fonte: Brasil Econômico

Nenhum comentário:

Postar um comentário