quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

21/02 O básico para a gestão empresarial


Com o crescimento da competitividade no mercado corporativo, cresce também o compromisso com a gestão do negócio. E como a pequena e média empresa devem cuidar dessa gestão?

Basicamente, a gestão empresarial se inicia e termina em pessoas, portanto, os talentos humanos devem ser utilizados como um diferencial competitivo.  Para que isso aconteça é necessário investir no desenvolvimento desses profissionais e assim suas atividades serão realizadas com maior eficácia e trarão melhores resultados.

É necessário enfatizar que as empresas tenham mais do que “tarefeiros”, é fundamental que os profissionais tenham uma visão mais sistêmica do todo e possam participar do processo de crescimento do negócio.

A primeira pergunta de muitos empresários é: “O caminho citado acima é básico e conhecido por todos, mas porque então não dá certo quando aplicada a minha empresa?”

Partindo do princípio de que cada organização é única e os profissionais que fazem parte dela também, podemos dizer que as soluções para qualificação e evolução profissional têm que ser personalizadas a cada negócio. O que é bom para o concorrente ou para a empresa de um amigo, nem sempre é bom para a sua empresa.

A segunda pergunta de muitos empresários é: “Como criar soluções personalizadas?”

É fundamental que todos os profissionais de todas as áreas da empresa estejam alinhados com os objetivos da empresa e possam por meio desse processo de desenvolvimento profissional se manter focado nos resultados esperados e conscientes da necessidade do equilíbrio financeiro e comercial para uma boa saúde empresarial, ou seja, é necessário que a equipe estude e entenda as necessidades de clientes externos e internos para que possa traçar suas metas e ter direcionamento.

É claro que cada profissional deve focar no seu departamento ou atividade, porém, devem lembrar de “olhar” a empresa como um todo, trocar experiências com seus pares, fazer sugestões. A prática de reuniões semanais e mensais são de extrema importância nesse processo.

Mais que participar do processo, é necessário comprometer-se e acreditar que o resultado virá com o tempo.

E por falar em tempo, é importante frisar que para o sucesso do processo de desenvolvimento é necessário investimento em tempo, muito trabalho e disciplina.

Lembre-se, o resultado virá de forma gradativa e o tempo variará de empresa para empresa.

Para finalizar, é de suma importância, que o processo seja permanente, pois o mercado muda de maneira continua.

Se você quer mudar resultados, invista em conhecimento!

Aumento de Faturamento – realidade ou mito?

por Samuel Gonçalves

Fonte: Administradores.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário