segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

17/12 Por que uma Central de Balanços?


O CFC (Conselho Federal de Contabilidade) e o CPC (Comitê de Pronunciamentos Contábeis) não estão medindo esforços para que o Brasil adote o formato XBRL com padrão de divulgação de informações contábil/financeiras. No dia 05/11/2012 foi finalizada uma etapa deste esforço, uma audiência pública onde os profissionais contábeis puderam contribuir para a formação da taxonomia XBRL no Brasil. Com esta etapa vencida, o Brasil ficará mais perto da implementação da Central de Balanços.

No dia 22 de janeiro de 2007, através do Decreto nº 6.022, foi instituído o SPED (Sistema Público de Escrituração Contábil), sistemas que, entre outras funcionalidades, tem recepcionado, validado e armazenado livros e documentos que fazem parte da escrituração contábil e fiscal na forma digital. Em “pleno vapor”, o SPED tem se tornado um grande aliado dos Fiscos e Instituições Contábeis na padronização, modernização e convergência às normas internacionais de contabilidade IFRS (International Financial Reporting Standards).

Um dos projetos do SPED que ainda esta em fase elaboração é a Central de Balanços, mas como podemos ver anteriormente o CFC e CPC estão de certa forma dando um “empurrão” para que a Central saia do papel e entre no mundo digital o quanto antes. Com a definição da taxonomia do XBRL no Brasil as condições para que mais esta etapa do SPED seja cumprida estão sendo atendidas.

As empresas nos dias de hoje já têm, quase na totalidade, 100% de suas operações contábil/financeiras em meios digitais. São inúmeras as formas digitais aplicadas as empresas, tais como: NF-e, CT-e, ECD, EFDs, FCONT. Assim, a Central de Balanços será a “cereja do bolo” do SPED. Todos os documentos e operações armazenadas em formas digitais num único lugar, estando disponível a consultas pelas empresas, órgãos fiscalizadores e reguladores e por fim à sociedade que colherá os frutos da transparência, comparabilidade e confiabilidade das informações armazenadas na Central de Balanços.

Desta forma e diante de tantos benefícios resultantes da implantação da Central de Balanços fica fácil responder a pergunta inicial. Com o crescimento e a solidificação do mercado financeiro nacional, as empresas se viram obrigadas a rever suas demonstrações contábeis a fim de atender a este mercado cada vez mais exigente e globalizado. Políticas de transparência, governança corporativa, normas internacionais de contabilidade tornaram-se urgentes e fundamentais para o bom desempenho das Cia’s. Assim, a Central de Balanços surge como ferramenta que acelerará estes processos e solidificará a posição brasileira nos mercados internacionais.

por Ronaldo Zanotta

Fonte: Blog do Mauro Negruni
Via José Adriano

Nenhum comentário:

Postar um comentário