terça-feira, 18 de dezembro de 2012

18/12 SPED: As retificações e seu impacto nas empresas

Passada a fase do cumprimento dos prazos estabelecidos pelas UF´s para a primeira entrega do SPED Fiscal, agora os contribuintes voltam seus esforços para aproveitar a janela de retificação prevista no Ajuste SINIEF 11/2012 que estabeleceu como prazo limite para tal a data de 30 de abril de 2013.

Esta oportunidade demonstra, claramente, que o Fisco acompanha não apenas as empresas que integram os chamados Grupos de Trabalho – GT – mas também, as principais entidades empresariais e de classe, assim como fóruns e demais locais de discussão sobre o tema tributário e suas obrigações acessórias que, por muitas vezes, questionaram o curto prazo e o aumento das informações a serem enviadas como fatores complicadores do projeto SPED.

Porém, como todo vento serve para aquele que não sabe aonde vai, é preciso aproveitar esta oportunidade não apenas como forma de desfazer entendimentos equivocados à época das primeiras entregas do SPED Fiscal, mas também, um bom motivo para realmente rever processos e soluções sistêmicas que resultam nas informações enviadas ao Fisco.

O planejamento para correção das informações deverá ser absorvido pelas empresas como uma forma de implementar, de fato, melhorias em seus processos, visto que a grande maioria dos erros estão relacionados a origem dos dados e nem sempre à legislação tributária.

Como gosto de afirmar, nenhum negócio é concebido para atender ao Fisco, porém, uma das consequências da atividade principal é fazê-lo. Desta forma, organizar o negócio de forma que as obrigações fiscais acessórias não impactem no dia a dia da empresa não é apenas uma obrigação do contabilista, mas também do empresário.

O alto custo do atendimento ao Fisco deve ser considerado no planejamento estratégico das empresas que miram a sustentabilidade de seus negócios ou o tempo que seria investido em resultados, estarão voltados à uma atividade que não traz nenhum benefício financeiro para a empresa, mas está diretamente ligado à ela.

Portanto, em tempos de SPED é bom lembrar que tudo está interligado. Inclusive o futuro do seu negócio.

Por Jurânio Monteiro

Fonte: Jurânio Monteiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário