sexta-feira, 27 de maio de 2016

27/05 Apreçamento de opções através do modelo de árvore trinomial implícita: Uma aplicação na Vale e na Petrobrás

Dentro da temática da utilização da volatilidade implícita ao invés da volatilidade histórica,  o presente estudo procurou comparar o desempenho do modelo Black-Scholes, amplamente estudado no Brasil e mundo afora, com o modelo da Árvore Trinomial Implícita, pouco explorado pelas pesquisas nacionais. Em virtude da árvore trinomial implícita fornece maior liberdade de escolha dos preços subjacentes dos nós da árvore nos espaços de estado e deixa somente a probabilidade de transição ser restrita pelos preços de mercado, espera-se um apreçamento mais acurado do prêmio da opção. Nesse diapasão, buscou-se analisar as vantagens e desvantagens do modelo e sua aplicação ao mercado acionário brasileiro. Por se tratar de um modelo pouco estudado no Brasil, a presente pesquisa empírica foi classificada como exploratória e apoiou-se em um levantamento bibliográfico para situar o leitor no estado da arte em que encontra-se a temática estudada. Os resultados sugerem que para se obter preços teóricos próximos aos valores de mercado, é necessário um cálculo preciso do “sorriso” da volatilidade.

Texto completo: Clique aqui

por Paulo Roberto Lima Dias Filho - Mestre em Administração (PUC-Rio)

Luciana de Souza Lima - Mestre em Administração (PUC-Rio)

Antonio Carlos Figueiredo Pinto - Doutor em Economia (FGV) Professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Marcelo Cabus Klotzle - Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq Pós-Doutorado pela MacMaster University Doutor em Economia (Katholische Universitat Eichstatt)

Vinicius Mothé Maia - Doutorando em Administração de Empresas (PUC-Rio)

Nenhum comentário:

Postar um comentário