quarta-feira, 25 de maio de 2016

25/05 15 dicas de atendimento ao cliente para fidelizar seu público


Um cliente que compra frequentemente e ainda faz comentários positivos sobre sua empresa é um cliente fidelizado e satisfeito, e é na qualidade do atendimento ao cliente que os empresários mais bem sucedidos estão conquistando esta fidelização. Se você ficou interessado em reavaliar suas estratégias, veja as 15 dicas de atendimento ao cliente que agrupamos em 3 frentes de atuação e por que você deve se sentir motivado a usá-las!

O IBGE publicou no início deste ano que as vendas do comércio tiveram queda de 7,8% em novembro de 2015 comparado com o mesmo mês do ano anterior. Apesar desta estatística desfavorável, neste mesmo mês foi registrado um crescimento de 1,5% nas vendas de varejo em relação ao mês de outubro.


Esses dados mostram que apesar da crise, as empresas estão mudando suas estratégias para conquistar os clientes que, mesmo mais criteriosos e econômicos, continuam comprando. Como todo bom empresário sabe vencer as adversidades, escolha as melhores dicas de atendimento ao cliente para adaptar em sua empresa:


5 dicas de atendimento ao cliente na hora da compra

  • Conheça quem são seus clientes: A sua maior fonte de informação para melhorar seu atendimento e seu produto são as pessoas que o consomem.
  • Antecipe as necessidades do cliente: Mantenha um histórico de compras do cliente para saber quando ele precisará novamente da sua empresa e surpreenda fazendo a oferta antes.
  • Ofereça alternativas ou produtos que complementem: Na ausência do produto procurado, ofereça uma opção compatível ou faça a oferta de produtos que vão melhorar a performance do primeiro. Isso torna a venda mais personalizada.
  • Resolva pendências antes do prazo combinado: Se houver algum problema ou falta de produto, resolva antes do prazo acertado com o cliente para aumentar seu conceito.
  • Tenha empatia com o cliente: Se coloque no lugar do cliente para entender como o processo de compra ocorre e o que pode ser melhorado.

5 dicas de atendimento ao cliente com foco na sua equipe de vendas

  • Tenha uma equipe de vendas bem treinada: Vendedores confiantes e motivados atendem melhor, pois dominam as características dos produtos ofertados.
  • Peça aos clientes para avaliarem o atendimento: Além de receber um feedback para a melhoria da sua equipe, você também demonstra ao cliente que a opinião dele é importante para sua empresa.
  • Estabeleça uma margem de negociação para sua equipe: Com possibilidade de oferecer descontos e brindes, sua equipe deixará o atendimento mais personalizado.
  • Não coloque metas de vendas muito agressivas: Uma equipe que prioriza apenas as metas pode perder o foco na qualidade do atendimento.
  • Mantenha um ambiente agradável na empresa: Quando a equipe está em sintonia, o clima organizacional contagia os clientes, que se sentem bem acolhidos.

5 dicas de atendimento ao cliente que deixam sua empresa mais competitiva

  • Melhore seus processos internos: Analise se seus processos são rápidos e inteligentes para deixar o atendimento ao cliente mais eficiente.
  • Mantenha um cadastro de clientes e suas preferências: Softwares de gestão de clientes são ótimas ferramentas para armazenar informações estratégicas para futuras vendas.
  • Aumente seus canais de vendas: Considere a criação de um e-commerce ou delivery para atender às necessidades de clientes que não podem comparecer à loja física.
  • Esteja presente nas redes sociais: Os clientes gostam de interagir com as empresas nas redes sociais, especialmente em ações promocionais e lançamentos de produtos. Converse com seus clientes onde eles ficam mais à vontade.
  • Invista em marketing: Você já ouviu falar sobre Inbound Marketing? O relacionamento com os seus clientes é muito importante e o marketing é um grande aliado para ajudá-lo a alcançar a posição de parceiro dos seus consumidores.

Adotando algumas destas dicas de atendimento ao cliente, sua empresa pode se destacar dos concorrentes. É preciso estar sempre à frente deles nas inovações e na qualidade do atendimento. Pequenos detalhes podem definir a compra do cliente e com certeza você quer que ela seja favorável para sua empresa, não é mesmo?

Fonte: Sage

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