terça-feira, 17 de maio de 2016

17/05 Reconhecimento de ativos intangíveis: uma análise sobre o value relevance no Brasil

O objetivo do artigo foi analisar a influência dos ativos intangíveis reconhecidos após a adoção obrigatória das International Financial Reporting Standards (IFRS) e a relevância da informação contábil no mercado de capitais brasileiro. O estudo iniciou-se a partir da identificação dos trabalhos já feitos sobre o tema em outros países, e justifica-se pela importância da abordagem do value relevance após a adoção das IFRS em um mercado de capitais emergente. O procedimento metodológico caracteriza a pesquisa como descritiva, com uso de técnica estatística por meio de testes de correlação de Pearson e regressão múltipla para a análise dos resultados. Na amostra foram selecionados dados trimestrais das 100 empresas não financeiras mais líquidas listadas na BM&FBovespa, no período de 2010 a 2012. No resultado evidencia-se que há relação positiva e significativa entre os valores identificados dos ativos intangíveis reconhecidos e o valor de mercado. No entanto, não há relação significativa com o reconhecimento do goodwill.  

Texto completo: Clique aqui

por Harlan de Azevedo Herculano - Mestre em Ciências Contábeis pelo Programa Multiinstitucional e Inter-Regional de Pós-Graduação em Ciências Contábeis, UFPB, UFRN, UFPE, UnB. Professor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). 

Marcio Roberto Piccoli - Mestre em Ciências Contábeis (FURB). Professor da Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC).

Nenhum comentário:

Postar um comentário