quinta-feira, 24 de setembro de 2015

24/09 A Simulação Empresarial e o desenvolvimento de competências na área da contabilidade

No ambiente empresarial atual, marcado pelas rápidas e constantes mudanças, a valorização crescente das competências, quer técnicas quer não-técnicas, exigidas aos profissionais de contabilidade, faz refletir sobre como seguir novos caminhos no ensino da contabilidade conducentes a uma diferente preparação para a prática profissional. A simulação empresarial surge como metodologia de ensino-aprendizagem que visa a aproximação dos estudantes à realidade empresarial, promovendo um conjunto de competências fundamentais para o exercício da atividade profissional.


É neste âmbito que se enquadra o presente trabalho que tem como objetivo geral averiguar como a frequência da Simulação Empresarial contribui para o desenvolvimento de competências que concorram para uma formação completa dos estudantes que a frequentam.

As principais conclusões deste estudo permitem referir que as cinco competências mais valorizadas pelos estudantes inquiridos foram a capacidade para trabalhar em grupo, a responsabilidade, a assiduidade e pontualidade, a interação com os outros e a capacidade de trabalhar sob pressão.

Com esta investigação verificou-se também que não são apenas os conhecimentos e as competências técnicas que assumem relevância na avaliação de um candidato, sendo que as competências transversais assumem uma importância significativa, principalmente atendendo ao ambiente empresarial atual.

Texto completo: Clique aqui

por Ana Covas, António Andrade

Fonte: OTOC

Nenhum comentário:

Postar um comentário