terça-feira, 22 de setembro de 2015

22/09 Contador é vocação e muitos desafios

Ser contador exige muito mais que apenas a formação em curso de graduação. A obtenção da titulação de bacharel e o registro no CRC correspondem, tão somente, ao início de uma caminhada, na qual nunca mais será possível parar de estudar, não pela necessidade de mais títulos, mas pelo fato de que poucas profissões no Brasil são tão dinâmicas e tão fortemente influenciadas pelo dinamismo de nosso País.

As coisas no Brasil acontecem em uma velocidade assustadora, e os efeitos dessas constantes mutações, que afetam diretamente a vida dos cidadãos e das empresas, influenciam as atividades do contador. E não estou falando apenas das constantes mudanças na legislação e das exigências tributárias. Refiro-me também aos fatos relacionados a comportamentos morais, sociais e políticos. Essas ações de cunho pessoal e de efeito negativo de empresários e políticos são facilitadas quando as entidades não dão às suas informações a devida transparência. Aí, o contador passa a ter imprescindível importância na sociedade, na medida em que precisa estar atento para evitar que ações fraudulentas, por exemplo, possam estar afetando as demonstrações contábeis sobre as quais assume a responsabilidade técnica. A assinatura de um contador em uma posição contábil equivale à autenticação de um tabelião em documento.


Assim, além da formação ética indispensavelmente forte, o contador necessita de conhecimentos de gestão, de entendimento do negócio do seu cliente. Tudo isso precisa ser conquistado, aprimorado e desenvolvido ao longo de sua carreira, como riquezas que se vão acumulando. Um simples deslize pode jogar tudo isso por terra. Esse é o contador dos dias de hoje, infelizmente, ainda pouco valorizado e reconhecido pela sociedade a quem presta os seus serviços.

Neste 22 de setembro, quero abraçar a todos os meus colegas de profissão para que, juntos, continuemos na luta por uma classe valorizada e por uma profissão reconhecida.

por Antônio Palácios - Presidente do Conselho Regional de Contabilidade/RS

Fonte: JCRS

Nenhum comentário:

Postar um comentário