segunda-feira, 29 de setembro de 2014

29/09 Entenda como a Bitcoin pode revolucionar o mercado de ações

A ascenção e as novas tecnologias criadas no mercado de moedas virtuais, em especial a Bitcoin, tem um potencial enorme de remodelar todo a indústria financeira. Essa declaração foi feita pelo Banco Central da Inglaterra, o Bank of England, que vê na forma como funciona o sistema de negociação da moeda a possibilidade de trazer novidades para serem incorporadas no mercado acionário.

A grande razão para essa projeção é o sistema de contabilidade de distribuição pública, chamado de "block chain" ("cadeia de bloco" em tradução livre). Este é o mecanismo que garante que todas as transações com bitcoins são verificadas de forma transparente, descentralizada e segura, tudo sem impor taxas de transação. Para o BoE, este sistema é uma "verdadeira inovação tecnológica".

"A principal inovação das moedas digitais é a tecnologia de 'contabilidade distribuída' que permite que um sistema de pagamento opere de forma totalmente descentralizada, sem intermediários, como os bancos", destacou a autoridade monetária britânica no início de setembro. O BoE chegou a elogiar a forma como os pagamentos são feitos, mostrando que é possível realizar as transações de forma segura sem que qualquer autoridade central lidere os negócios.

Para o Bank of England, uma vez que a maioria dos ativos, como ações e bonds, já existem apenas como registros digitais, o sistema de "contabilidade distribuída" poderia transformar todo o sistema financeiro. "Pode ser possível no futuro - em teoria, pelo menos - que a infraestrutura existente do sistema financeiro pode ser gradualmente substituída por uma variedade de sistemas distribuídos", disse o BoE.

Por fim, a autoridade monetária concluiu que as moedas digitais não representam um risco significativo para a estabilidade monetária do Reino Unido, pelo menos por enquanto, dada a pequena dimensão do negócio por lá. Por outro lado, ela apresenta uma série de riscos hipotéticos que poderiam incomodar no futuro, entre eles a grande volatilidade do preço dessas moedas digitais.

Por outro lado, o BC inglês ainda se mostra um pouco reticente sobre o que o futuro aguarda neste mercado. "Se aumentos acentuados nos preços ocorrerem, é possível que tenhamos problemas e que podem ter afetar a estabilidade financeira do Reino Unido", disse o BoE.

Fonte: InfoMoney

Nenhum comentário:

Postar um comentário