quarta-feira, 24 de setembro de 2014

24/09 Como aumentar a eficiência da gestão financeira da sua empresa

Não importa qual o ramo de atuação da sua empresa: no final, o sucesso ou fracasso do empreendimento vai ser medido pelo uso eficiente dos seus recursos financeiros. De nada adianta aumentar as vendas se seus custos são muito altos, ou controlar as despesas se o capital de giro não for suficiente para honrar as obrigações do dia a dia. Por isso, o foco na gestão financeira é fundamental e pode melhorar o funcionamento de todas as áreas da sua empresa.

Em primeiro lugar, escolha o instrumento adequado para otimizar a gestão financeira da sua empresa. Para substituir a montanha de papéis que eram necessários para fazer todos os registros existem, hoje, uma grande variedade de programas que tornam o processo mais eficiente.

É possível utilizar planilhas eletrônicas comuns ou também um software comercial focado em finanças. Especialmente para quem não tem muita familiaridade com esses processos, o investimento num programa desses vale a pena.

No entanto, possuir o instrumento adequado só se torna eficiente se as informações geradas por ele forem utilizadas de forma inteligente. Com base nos resultados alcançados nos últimos meses, faça um planejamento financeiro: quanto a empresa deve vender nos próximos seis meses? Quanto gasta com funcionários e matérias primas? Quanto dinheiro a empresa precisa ter em caixa no final de cada mês, no mínimo, para honrar as despesas do mês seguinte?

Saber as respostas para essas perguntas pode ser a diferença entre investir na compra de uma nova máquina, a contratação de um novo funcionário ou o adiamento do seu plano de expansão. Nenhuma decisão deve ser tomada dentro de uma empresa sem que se saiba, de antemão, quais serão as consequências para a sua saúde financeira. Por isso, uma gestão financeira responsável é um fator crítico de sucesso de qualquer empreendimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário