segunda-feira, 28 de julho de 2014

28/07 IASB conclui a reforma da norma que trata de instrumentos financeiros

O International Accounting Standards Board (IASB), responsável pela emissão das  International Financial Reporting Standards (IFRS) concluiu nesta quinta-feira, 25, a emissão da IFRS 9 - Instrumentos Financeiros. O pacote de melhorias introduzidas pelo IFRS 9 inclui um modelo lógico para a classificação e mensuração e troca do modelo de perda incorrida para o de perda esperada. A nova norma entrará em vigor em 1º de janeiro de 2018, com aplicação antecipada permitida. 

Para Hans Hoogervorst, presidente do IASB, "as reformas introduzidas pela IFRS 9 são necessárias para a comunicação de instrumentos financeiros e são consistentes com os pedidos do G20, o Conselho de Estabilidade Financeira e outros, para uma abordagem prospectiva de provisões para perdas com empréstimos. O novo padrão vai aumentar a confiança dos investidores nos balanços dos bancos e do sistema financeiro como um todo”. 

A IFRS 9 introduz um modelo substancialmente reformado para contabilidade de hedge, com divulgações sobre a atividade de gerenciamento de riscos. O novo modelo representa uma revisão significativa da contabilidade de hedge que alinha o tratamento contábil com atividades de gerenciamento de risco, permitindo que entidades melhorem essas atividades em suas demonstrações contábeis. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário