quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

30/01 SC: Sistema da Fazenda vai permitir emissão de CNDs em lotes


O aplicativo do SAT – Sistema de Administração Tributária, vai permitir que os contabilistas emitam a Certidão Negativa de Débito de seus clientes de forma massiva

A Secretaria da Fazenda desenvolveu uma nova aplicação que vai garantir mais agilidade aos contabilistas na emissão das Certidões Negativas de Débitos (CNDs) em lote, poupando o usuário de informar os caracteres de validação para cada contribuinte. A novidade será oficialmente apresentada pela Secretaria da Fazenda ao CRC nesta quarta-feira, dia 30, às 14h na sede do Conselho, em Florianópolis.

A demanda surgiu no último Fórum das Entidades Contábeis, realizado com participação da SEF, do Conselho Regional de Contabilidade de SC, dos Sindicatos das Empresas de Serviços Contábeis (SESCON/SC) e da Federação das Empresas Contábeis (FECONTESC), que reúne os Sindiconts. No encontro, foi expressa a necessidade de uma opção no site da Fazenda para emissão automática das CNDs das empresas.

O novo aplicativo permite que o contador assinale no sistema as empresas para as quais deseja emitir a CND. O sistema grava a informação da solicitação e disponibiliza o resultado no dia seguinte, permitindo ao contador a impressão de todas as Certidões de uma única vez, eliminando o trabalho de digitação mensal das inscrições.

O processamento das solicitações massivas de Certidões acontece durante a madrugada. A CND individual continua sendo emitida na hora, on line.

Como funciona - Ao abrir a tela, o contabilista consegue pesquisar todos os contribuintes vinculados ou apenas o contribuinte de interesse e selecionar aqueles para os quais serão emitidas a CNDs. A mesma aplicação permite visualizar o resultado da solicitação de CND e imprimir as Certidões negativas, positivas ou positivas com efeitos negativos.

O SAT - Sistema de Administração Tributária - possui mais de 1700 aplicativos, dos quais uma grande parte nasceu da parceria e do intercâmbio de informações entre os representantes da classe dos contabilistas e dos técnicos da Fazenda estadual. Um dos aplicativos mais utilizados (e que também foi concebido como resultado prático dos Fóruns do CRC) é o que permite aos contabilistas visualizarem os contribuintes com pendências fiscais da forma mais rápida.  O aplicativo chamado “CONSULTA DE CONTRIBUINTES COM PENDÊNCIAS FISCAIS" permite aos contadores acessarem aos débitos, omissões e inconsistências de todos os seus contribuintes com um único clique.

* Aline Cabral Vaz/Cléia Schmitz

Fonte: Assessoria de Comunicação SEF/SC

Nenhum comentário:

Postar um comentário