terça-feira, 22 de abril de 2014

22/04 Novo perfil da classe contábil

Os profissionais contábeis, em sua maioria, são jovens (até 40 anos), têm, em média, mais de 15 anos de experiência profissional na área da Contabilidade e estão cada vez mais qualificados. Estes e outros dados foram conhecidos por meio de uma pesquisa realizada entre 2012 e 2013 pelos professores Ricardo Lopes Cardoso (Fundação Getúlio Vargas, FGV-RJ) e André Carlos Busanelli de Aquino (Universidade de São Paulo, USP-Ribeirão Preto). 


O estudo, que teve o apoio do CFC, tem o objetivo de divulgar o perfil dos profissionais que compõem a categoria contábil no Brasil. As informações foram obtidas a partir da realização de um comparativo com os dados gerados em um levantamento feito entre 2008 e 2009. A amostra recente de respondentes representa 2,5% do total de profissionais da área registrados no Sistema CFC/ CRCs - sendo 3,1% dos contadores e 1,7% dos técnicos. 

“Observamos um rejuvenescimento da classe quando comparamos os dados com a pesquisa feita entre 2008 e 2009. “Naquela ocasião, 48,5% dos respondentes declararam ter menos de 40 anos de idade. Já na presente edição, 78,1% dos respondentes têm essa faixa etária”, afirmam os autores no documento. 

A classe contábil se mostra também mais qualificada: em relação às versões anteriores da pesquisa , houve um aumento da proporção de mestres e doutores entre 
os profissionais da Contabilidade. Cerca de 45,7% têm titulação máxima equivalente ao curso de graduação e 47,1% com titulação máxima equivalente ao curso de pós-graduação lato sensu. Destes, 0,8% dos respondentes é Doutor (em diversas áreas), e 6,3% são Mestres (em áreas distintas). 

Em 2009, só 0,2% dos profissionais tinha titulação de Doutor e apenas 1,6% eram Mestres. A última pesquisa demonstra um aumento de 400% e 318% no número de Doutores e Mestres, respectivamente. 

“O CFC é um dos grandes responsáveis por esse acréscimo.  Acompanhando a evolução do processo de ensino nos últimos anos, o Conselho Federal assimilou a importância da sua participação enquanto órgão de classe para a qualificação profissional dos seus filiados”, destaca o documento. 

Quanto às dificuldades enfrentadas pelos profissionais em seu trabalho, uma parcela significativa (75%) concordou que os principais pontos são: falta de valorização pela sociedade, constantes mudanças na legislação e burocracia dos órgãos públicos. 

A pesquisa traz ainda uma série de dados sobre o conhecimento, uso e avaliação do Sistema CFC/CRCs; e o perfil político dos profissionais contábeis e técnicos em 
contabilidade. Para conhecer a pesquisa completa, acesse o site do CFC e faça o download da pesquisa gratuitamente. 



Fonte: Revista CRC/RJ, p. 20, edição 29

Nenhum comentário:

Postar um comentário