domingo, 9 de setembro de 2012

09/09 O papel do líder diante da empresa e funcionários


 Atualmente, o papel do líder nas empresas está se tornando cada vez mais fundamental. Um dos primeiros passos do líder é ter uma equipe preparada e motivada. Para isso envolve um conjunto de características como, respeitar o colaborador e crer nas suas possibilidades, deve pensar sempre em todos.



Atualmente, o papel do líder nas empresas está se tornando cada vez mais fundamental.

Um dos primeiros passos do líder é ter uma equipe preparada e motivada. Para isso envolve um conjunto de características como, respeitar o colaborador e crer nas suas possibilidades, deve pensar sempre em todos, confiando no grupo mais do que em si mesmo, evitar criticar qualquer funcionário em publico, evitar dar ordens procurando entender cada um. Antes de qualquer decisão, o líder consulta os membros do grupo, pois envolve interesses comuns e antes de agir, explicar aos membros do grupo o que vai fazer e o porquê, assim demonstra a importância que os funcionários possuem.
É como se fosse uma orquestra. Para que uma apresentação atenda as expectativas de sua platéia, é preciso que o maestro e os músicos estejam preparados, motivados e em sintonia. Nas empresas, a relação entre os lideres e os colaboradores também deve ser assim. Dessa forma, é possível realizar um trabalho realmente diferenciado, que evidencie a empresa no mercado.
A missão do líder é criar a melhor equipe, para oferecer o melhor produto, serviço para o ambiente externo e interno da empresa. Ele precisa buscar fatores que farão a diferença junto com a sua equipe. Fazer um Feedback constantemente para avaliá-los, assim os funcionários percebem seu desempenho e ficam motivados.
Como estamos em um mundo globalizado em meio a tecnologia, o líder deve estar sempre em busca da atualização e inovação, para desenvolver e aprimorar seus colaboradores, através da comunicação, plano de ação estratégico, sempre apresentando soluções, transmitir confiança e segurança.
A capacidade de conduzir os colaboradores e a empresa é crucial para quem lidera assim, enfrentará qualquer tipo de desafio e buscará resultados. Consegue entregar esses resultados através das pessoas, criando um ambiente em que todos acreditem no potencial e através disso trazer resultados satisfatórios para empresa.
O líder tem que ser conhecedor e ser desafiado de conhecimentos, de possibilidades diferentes todos os dias, fazendo com que ele crie oportunidades de como melhorar, como mudar, como crescer, como ser diferencial, criando estratégias para todos os obstáculos.
A motivação é um dos pontos fortes para o líder, fazendo com que os colaboradores trabalhem felizes, dando seu melhor empenho e vistam a camisa da empresa.
O papel do líder é apoiar, acompanhar, sustentar seus colaboradores, pode-se dizer que o líder é um facilitador. Pensa em libertar o talento de outras pessoas, faz com que elas queiram fazer o que é preciso, com que tenham vontade de ser melhor a cada dia. O líder faz com que os funcionários se espelhem nele através de sua maneira de agir e interagir com todos dentro da empresa.
Todos os dias o líder tem que estar preparado para moldar seu colaborador, respeitá-lo acima de tudo e através de sua liderança constituir a famoso CHA, conhecimento, habilidade e atitude que tem grande influência para obtenção de resultados.
Por possuir uma visão ampla, um olhar crítico e entender o momento, o papel do líder é compartilhar princípios e experiências com vista a enriquecer o aprendizado de todos. É como se fosse a galinha e seus pintinhos; ela abre a asa, todos se juntam a ela, depois crescem e seguem seus caminhos, ou seja, o,líder vai preparar a pessoas para criar metas e atingir seus objetivos.
Por Bianca

Nenhum comentário:

Postar um comentário