quarta-feira, 19 de setembro de 2012

19/09 Santa Catarina passa a ter Junta Comercial Internacional


Consolidar condições favoráveis à atração de investimentos estrangeiros diretos para o Estado de Santa Catarina. Este é o objetivo do Programa Invest in Santa Catarina que foi consolidado nesta terça-feira (11), quando foi assinado um acordo de cooperação técnica entre a Junta Comercial de Santa Catarina (Jucesc) e o Fundo Catarinense para Desenvolvimento criando uma Junta Comercial Internacional para o Estado.

A Junta faz parte da estratégia do programa para tornar o estado mais competitivo e globalizado, atraindo investidores estrangeiros. Os trabalhos do Invest in SC são coordenados pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional da Grande Florianópolis (SDR). Para atrair investimentos estrangeiros e tornar o estado uma referência internacional é preciso oferecer condições favoráveis aos investidores. É isso que será propiciado a partir de agora, explica o secretário da SDR, deputado Renato Hinnig.

 Junta Comercial Internacional - Entre os principais objetivos do acordo destaca-se a implantação de um regime especial para o investidor estrangeiro. Segundo Hinnig, Santa Catarina passará a ter um sistema facilitado para o registro de empresas estrangeiras. Para isso, será desenvolvido um modelo de registro eletrônico padrão, com documentação bilíngüe. O prazo para a implantação do registro é de quatro a seis meses.

Através do acordo de cooperação técnica assinado ontem (terça-feira, 11), será possível diminuir a burocracia, facilitando o registro de empresas estrangeiras no estado.
O Termo de Cooperação foi assinado no pelo presidente da Jucesc, Saulo Sperotto; o presidente interino do Fundo Catarinense de Desenvolvimento, Waldner Silva Neves e o secretário da SDR Grande Florianópolis, Renato Hinnig.

Dados - Enquanto na Nova Zelândia, primeiro no ranking dos melhores países para fazer negócios, uma empresa estrangeira abre uma empresa em um único dia, no Brasil o prazo médio é de 119 dias, devido principalmente à burocracia. Os dados são da empresa BR Participações (BR PAR).

O  Invest in Santa Catarina tem sete blocos de atuação e um planejamento de oito anos, com início em fevereiro deste ano. Entre as ações previstas, também está a construção de um Centro Financeiro Internacional. Na primeira fase, planejada para execução em 2012 e 2013, serão identificadas as áreas de interesse de investimentos; criados programas de investimentos em áreas estratégicas; criado um fundo endowment e agência de implementação; identificados parceiros; aplicada uma estratégia de marketing; e executados programas específicos de investimento.

 Investimentos - Através do programa a empresa Suíça, Ecosolifer, vai implantar em Santa Catarina a primeira fábrica de módulos fotovoltaicos de tecnologia ThinFilm (TF) da América Latina. O investimento é de 36 milhões de euros.

Junta Comercial de Santa Catarina - Para o presidente da Jucesc, Saulo Sperotto, “este é o primeiro passo para transformar Santa Catarina no melhor estado em abertura de empresas de capital estrangeiro no Brasil”. Ainda segundo Sperotto, esse é “o desejo do Governador Raimundo Colombo e do secretário de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Paulo Bornhausen, que por meio da Junta Comercial - responsável pelo integrador estadual – que o envio seja totalmente digital ou por meio eletrônico. E, em concordância com os municípios e os órgãos de licenciamento, sejam criados tempo de resposta na viabilidade e de licenciamento. Além disso, tenhamos novos níveis de segurança, licenciamento ambiental e sanitário, facilitando ao empreendedor abrir a sua empresa”. 

A expectativa é que com a implantação da Junta digital e com contratos bilíngues o empreendedor internacional tenha mais facilidades para investir em Santa Catarina.

Fonte: Jucesc

Nenhum comentário:

Postar um comentário