sexta-feira, 28 de setembro de 2012

28/09 Como preparar sua empresa para crescer

Criar novos modelos de negócios na hora certa é a chave para crescer, segundo professor da Fundação Dom Cabral

Com a economia mundial cambaleante, fazer uma pequena empresa crescer pode ser um desafio. “É preciso fazer a empresa crescer de forma sustentada e sustentável”, afirma Luiz Augusto Lobão Mendes, professor da Fundação Dom Cabral, durante palestra do evento PME Summit, em São Paulo.

Comece definindo uma ideologia, ou seja, as definições empresariais básicas, como missão, valores, comportamentos e atitudes. Responda, em seguida, o que é o seu negócio e qual a sua ambição estratégica. Por fim, o professor recomenda uma análise dos ambientes interno e externo.


Com o plano pronto, é hora de olhar para o negócio e começar a pensar em como melhorar a produtividade e estruturar o crescimento. Neste ponto, o professor indica seis elementos estruturadores do desenvolvimento de pequenas empresas.

O passo-a-passo

O primeiro ponto é avaliar os seus colaboradores. “Parece óbvio, mas quando falo de pessoas falo de uma nova forma de trabalhar a relação com essas pessoas. Tem que ser motivado por desafios, por uma causa importante, para aproveitar ao máximo a capacidade de cada um”, diz.

O segundo passo é debruçar-se sobre os processos que estão estabelecidos na empresa. “Os processos não podem falhar. Se não forem estáveis, o crescimento é uma dor”, explica.

Ainda nesta investigação, avalie o sistema de informação que te ajuda a tomar decisão. “A ideia é ter o mínimo de informação confiável sobre a nossa organização para que a qualidade de decisão seja melhorada”, indica o professor.

O terceiro passo é ter um projeto financeiro de crescimento, assim como acesso a fontes de capital. Em seguida, olhe para o seu cliente e aprenda como ele age. “Precisa aprender a conhecer o cliente, como ele usa, compra, descarta e avalia risco.”

O último passo é estabelecer um bom modelo de governança. “Muitas pequenas empresas ainda não pensam nisso, mas, para ter acesso a capital e investidores, precisa apresentar um bom modelo de governança”, diz.

Com um projeto em mãos, é importante ainda fazer um controle periódico do desempenho do negócio e do projeto estratégico de crescimento.

por 

Fonte: Exame

Nenhum comentário:

Postar um comentário