sábado, 15 de setembro de 2012

15/09 Burocracia e mudanças na lei atrapalham PMEs, diz pesquisa


O estudo, feito pela revista Exame PME em parceria com a consultoria Deloitte, tem como base as 250 pequenas e médias empresas que mais cresceram entre 2009 e 2011


A dificuldade em entender o sistema burocrático e as leis brasileiras está no topo das reclamações das pequenas e médias empresas. É o que mostra uma pesquisa feita pela revista Exame PME em parceria com a consultoria Deloitte. O estudo tem como base as 250 pequenas e médias empresas que mais cresceram entre 2009 e 2011.
Para 44% dos empreendedores, um sistema tributário muito complexo barra o crescimento do negócio. O estudo mostrou ainda que 69% das empresas enxergam a burocracia dos órgãos que arrecadam tributos como um entrave para a regularização da situação fiscal.
Mais da metade também afirmou que é difícil se manter atualizado com as mudanças na legislação tributária. Isso significa gastos a mais para a empresa. Os empresários têm pago, em média, quatro funcionários para ajudar na tarefa de manter o negócio em dia com as exigências legais e os impostos.
No caso das empresas exportadoras, o caso é ainda mais grave e a burocracia faz com que os negócios sejam mais lentos.Em média, elas levam 14 dias entre a preparação dos documentos até o envio da mercadoria. 
Os negócios que participaram da pesquisa fazem parte da sétima edição do ranking “As Pequenas e Médias Empresas que Mais Crescem no Brasil”, que analisou 336 empresas com receitas entre 5 milhões e 250 milhões de reais. A companhia que mais cresceu entre 2009 e 2011 foi a Arcitech, de Campinas, que faz projetos e manutenção para redes de telecomunicação. 
por Priscila Zuini
Fonte: Revista Exame

Nenhum comentário:

Postar um comentário