sábado, 15 de setembro de 2012

15/09 Mortalidade e instabilidade empresarial

  As maiores taxas de mortalidade empresarial, no Brasil, concentram-se nas micros e pequenas empresas, principalmente no segmento comercial.

O empreendedorismo cresce de forma competente e responsável criando força e musculatura no Brasil atingindo as pequenas, médias e grandes empresas. Se antes a opção de abrir um negócio era tomada, por pessoas motivadas pela necessidade de sobreviver ou pela falta de expectativa profissional, hoje vemos que o brasileiro já começa a empreender, em sua maioria, a partir da identificação de uma real oportunidade e desejo de trabalhar para si próprio.


São as pequenas empresas que exercem grandes papeis no poder da economia do país uma vez que, influencia diretamente no desenvolvimento local, intensifica a contribuição do PIB do país, como também exerce grande influência no desenvolvimento de grandes empresas agindo no desenvolvimento econômico, social e sustentável da nação.

Em certas atividades econômicas as pequenas e Médias Empresas (PMEs) são mais eficazes que as grandes, no entanto, os índices de mortalidade das PEs são elevados por motivos de fatores externos quando os preços de compras são impostos pelos fornecedores e internos quando há dificuldade nas mudanças do ambiente, pouca capacidade de adaptação e um estreito laço de vínculo entre a própria empresa e o empresário.

Existem outros fatores que influenciam diretamente na "saúde" da empresa como: Um dos erros mais comuns, e também mais sérios, é o de confundir gastos pessoais com gastos da empresa, Ausência de controle dos custos, Investimento não planejado, Estabelecer prazo sem levar em conta o capital de giro, falhas no estilo de liderança (Autocrática), Inexperiência dos sócios no ramo de atividade escolhido, Acumular dívidas e utilizar recursos emprestado, falta de conhecimento estratégico na organização e na administração de estoques. Etc.

Verificamos que de acordo com as pesquisas realizadas no primeiro trimestre do ano de 2004 pelo SEBRAE (Agência de Apoio ao Empreendedor e Pequeno Empresário.) destaca-se em primeiro lugar como causa de mortalidade empresarial a falhas cometidas no gerenciamento empresarial como falta de capital de giro, problemas financeiros, problemas no composto do marketing (4ps. Produto, preço, ponto de venda / praça e promoção ) e falta de conhecimentos gerais do empreendedor.

Por conseguinte, As maiores taxas de mortalidade empresarial, no Brasil, concentram-se nas micros e pequenas empresas, principalmente no segmento comercial. Uma vez que, nem todos os empresários têm consciência dos fatores condicionantes do sucesso de um negócio, tanto no que se refere às habilidades gerenciais, quanto da capacidade empreendedora e da logística operacional da empresa.

É preciso ter em mente a importância de conhecer as principais causas das dificuldades que conduzem o fechamento de um negócio. Isso passa, inclusive, pelo reconhecimento dos pontos fortes e fracos, visando sempre à instabilidade da empresa no mercado atuante.

Analisando a tabela abaixo

SEBRAE/NA (2004)

As principais causas das dificuldades e razões para o fechamento das empresas são:

Categorias:

Falhas gerenciais:

Falta de capital de giro;

Problemas financeiros;

Ponto/local inadequado;

Falta de conhecimentos gerais;

Causas econômicas conjunturais

Falta de clientes;

Maus pagadores;

Recessão econômica;

Logísticas operacionais

Instalações inadequadas;

Falta de mão de obra qualificada;

Políticas públicas e arcabouços legais

Falta de crédito bancário;

Problemas com a fiscalização;

Carga tributária elevada;

Outra razão

por Lenivaldo Ferreira,
Bacharelando em administração - Estagiário do SEBRAE/PE

Fonte: Administradores.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário