sábado, 13 de agosto de 2011

12/08 NFPS-e de Florianópolis será lançada na segunda-feira


A Prefeitura de Florianópolis, em parceria com o Conselho Regional de Contabilidade (CRCSC), lança, na segunda-feira (15), o sistema de geração e emissão de Notas Fiscais de Prestação de Serviço Eletrônicas (NFPS-e),  que permitirá aos prestadores de serviços estabelecidos no município substituírem a nota fiscal em papel pelo documento eletrônico. O lançamento acontecerá no auditório do CRCSC, às 19 horas. Além de simplificar as rotinas e agregar  mais segurança, o sistema traz como um dos principais benefícios, para os contribuintes que optarem pela emissão da NFPS-e,  a redução dos custos para a impressão e armazenamento das notas fiscais em papel.
Outro importante benefício é a agilidade, pois o sistema armazena os dados relativos ao tomador do serviço e efetua os cálculos necessários à determinação do Imposto Sobre Serviço (ISS). Além disso, as requisições para a geração e emissão de NFPS-e são enviadas via internet para a Secretaria Municipal da Receita e retorna em poucos segundos para o contribuinte, permitindo o envio quase que automático da nota para o e-mail do tomador. O sistema também permite a integração com outros sistemas, como ERP, contábil, fiscal e o SEFINNET, facilitando a geração e envio das Guias de Informações Fiscais (GIFs).
A partir do dia 15 de agosto, os contribuintes constituídos sob a forma de pessoas jurídicas que desejarem utilizar o sistema da nota fiscal eletrônica já podem solicitar aos seus contabilistas que encaminhem, por meio da Ficha de Inscrição e Atualização Cadastral (FIAC), as respectivas solicitações. “As solicitações passam por avaliações técnicas internas antes do deferimento para a utilização do sistema. Após o deferimento, os contribuintes recebem as informações para acessar o sistema e efetuar testes de utilização e integração,antes da substituição da nota em papel pela eletrônica”, explica o Secretário Municipal da Receita, Sandro Ricardo Fernandes.
O presidente do CRCSC, Sergio Faraco, considera que a Nota Fiscal de Prestação de Serviço Eletrônica representa um importante avanço, promovendo maior integração administrativa e  padronização dos procedimentos,  otimizando, dessa forma, a rotina dos escritórios contábeis. “Já o trabalho do profissional da contabilidade, bem como o volume  de dados repassados ao Fisco municipal, continuará o mesmo. Haverá, porém, uma melhor qualidade nas informações, em benefício de nossos clientes e de todos os  contribuintes”, observa. Faraco também lembra que o novo sistema vai levar à redução do consumo de papel, com impacto positivo para o meio ambiente.
Governo Eletrônico
A Nota Fiscal de Prestação de Serviços Eletrônica é mais uma ação demodernização da Prefeitura de Florianópolis. “Com foco no governo eletrônico ena melhoria do atendimento ao cidadão, a Prefeitura de Florianópolis jádisponibiliza serviços totalmente virtuais como a certidão negativa de débitopela internet, o diário oficial eletrônico, o parcelamento de dívidas, adeclaração eletrônica de ISS, o geoprocessamento corporativo, o portalcorporativo e a ouvidoria, entre outros”, destaca o Secretário Municipal deCiência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico Sustentável, Carlos Roberto DeRolt.
CRCSC

Nenhum comentário:

Postar um comentário