quinta-feira, 11 de agosto de 2011

11/08 Pequenas e médias empresas precisam se adaptar ao novo cenário


Nesta quarta-feira (10) o Sescon Grande Florianópolis realizou a palestra Controles de Gestão Aplicados a Pequenas e Médias Empresas com o Professor Roberto Aurélio Merlo – Mestre em administração pela UFSC, graduado em Ciências Contábeis e pós-graduado em Auditoria, Custos, Contabilidade Gerencial e Controladoria pela UNOESC.

Segundo Merlo o foco da palestra teve um direcionamento maior para a classe empresarial, pois o cenário mudou bastante nos últimos anos, sendo esta classe a que menos se adaptou às normas contábeis e às novas normas fiscais. “Passamos por uma onda de grandes mudanças. Vejo que a maioria da classe contábil está ciente da importância de manter-se atualizado, mas não vejo isso por parte dos empresários, que acham tudo isso complicado e de interesse apenas do contador. Equívoco deles”, destaca o professor.
De acordo com pesquisa realizada pelo próprio palestrante, nos últimos anos poucas empresas se interessaram em acompanhar as diretrizes fiscais, contábeis e tributárias. Algumas estão longe da realidade pretendida e seus controles internos são falhos, vulneráveis a penalizações.
“Os órgãos públicos estão se preparando há tempos, mas falta comprometimento dos gestores empresariais. Neste encontro aqui no Sescon pudemos destacar alguns pontos e cuidados necessários para os novos cenários e perspectivas futuras, especificamente ao empresário, pois os contadores estão cientes da importância das adaptações”, concluiu Roberto Merlo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário