quarta-feira, 6 de junho de 2018

Gerenciar a Qualidade em Projetos

Os processos de gerenciamento da qualidade do projeto incluem todas as atividades da organização executora que determinam as responsabilidades, os objetivos e as políticas de qualidade, de modo que o projeto atenda às necessidades que motivaram sua realização.

O Sistema de Gerenciamento da Qualidade é implementado por meio da política, dos procedimentos e dos processos de planejamento da qualidade, garantia da qualidade e controle da qualidade, com atividades de melhoria contínua dos processos conduzidos do início ao fim, incluindo as “lições aprendidas” para aperfeiçoamento metodológico para novos projetos da organização (Guia PMBoK, 2013).

Esses processos interagem entre si e também com os demais processos nas outras áreas de conhecimento. Cada processo pode envolver esforço de uma ou mais pessoas ou grupos de pessoas, dependendo das necessidades do projeto. Cada processo ocorre pelo menos uma vez  em uma ou mais fases do projeto.  Embora os processos sejam apresentados como elementos distintos e com interfaces bem definidas, na prática eles podem se sobrepor e interagir de maneiras diversas.

FONTE: Guia PMBoK, 2013


A abordagem básica do gerenciamento da qualidade deve estar em sintonia com as políticas e estruturas da qualidade da organização executora e com as demandas do cliente, incluindo aderência a processos certificados pela ISO 9001 ou outras normas aplicáveis, como por exemplo, ISO 14001 e OHSAS 18001, entre outras.

O gerenciamento da qualidade do projeto deve abordar o gerenciamento do projeto e do produto do projeto. Enquanto o gerenciamento da qualidade do projeto se aplica a todos os projetos, independentemente da natureza de seu produto, as medidas e técnicas de qualidade do produto são específicas do tipo particular de produto produzido pelo projeto. Por exemplo, o gerenciamento da qualidade de produtos de software exige abordagens e medidas diferentes de instalações de energia nuclear, enquanto as abordagens de gerenciamento da qualidade do projeto se aplicam a ambas.

As técnicas contemporâneas de gerenciamento da qualidade complementam o gerenciamento de projetos. Por exemplo, independentemente de estarmos lidando com qualidade em operações (rotina) ou projetos, ambos devem levar em consideração a importância de fundamentos tais como; satisfação do cliente; prevenção sobre inspeção; responsabilidade gerencial e melhoria contínua, conforme comentado a seguir:

1 – Satisfação do Cliente

Entendimento, avaliação, definição e gerenciamento de expectativas de forma a atender às necessidades do cliente. Isso exige uma combinação de conformidade com os requisitos (o projeto deve produzir o que afirmou que produziria) e adaptação ao uso (o produto ou serviço deve satisfazer as necessidades reais).

2 – Prevenção sobre Inspeção

O custo de prevenção de erros, em geral, é muito menor que o custo de corrigi-los.

3 – Responsabilidade GERENCIAL

O sucesso exige a participação de todos os membros da equipe, mas é sempre responsabilidade da gerência fornecer os recursos necessários para que exista sucesso.

4 – Melhoria Contínua

O ciclo PDCA é a base da melhoria da qualidade. Além disso, determinados modelos ou processos utilizados pela organização executora, tais como GQT, Seis Sigma, Prêmio Nacional da Qualidade (PNQ), Reengenharia, entre outras, podem melhorar o sistema de gerenciamento da qualidade, a qualidade do gerenciamento do projeto e também a qualidade do produto do projeto.

Profa. Tânia R. Belmiro:
Pós-Doutora em Engenharia de Produção (USP). Ph.D. em Engenharia de Produção (Heriot-Watt University, Escócia). Engenheira Eletricista (UFU).  Certificação PMP (PMI).  Certificação Prince2 Practitioner. Auditora Líder NBR ISO 9001. Treinamentos para Construtoras e Incorporadoras (RFM, Santa Bárbara, OAS). Instrutora do Sinduscon no treinamento em gestão de projetos para engenheiros e coordenadores de obras. Consultora e Instrutora nas áreas de Gerenciamento de processos (BABOK) e projetos (PMBOK) em empresas como Xerox do Brasil, CTBC Telecom, AES Telecom, OAS, RFM, Santa bárbara, Monsanto, Syngenta, Cargill, ABC Inco.  Voluntária PMI São Paulo, contribuindo na Diretoria e Conselho para o planejamento e gerenciamento de projetos da Instituição. Eleita para Conselho de Governança do Pmi São Paulo em Novembro de 2017. Voluntária na adaptação da tradução do Guia PMBOK, versão 2013 e Revisão do Guia de Extensão em Construção do PMBOK, versão 2015. Profa. em MBAs da BBS, FGV, FIA. Coordenadora em treinamentos In Company  e MBA em Gerenciamento de projetos  em Angola (África) pela BBS. Autora de livros e artigos sobre Gerenciamento de projetos, processos e qualidade. www.linkedin.com/in/tbelmiro.

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