Os processos de gerenciamento da qualidade do projeto incluem todas as atividades da organização executora que determinam as responsabilidades, os objetivos e as políticas de qualidade, de modo que o projeto atenda às necessidades que motivaram sua realização.
O Sistema de Gerenciamento da Qualidade é implementado por meio da política, dos procedimentos e dos processos de planejamento da qualidade, garantia da qualidade e controle da qualidade, com atividades de melhoria contínua dos processos conduzidos do início ao fim, incluindo as “lições aprendidas” para aperfeiçoamento metodológico para novos projetos da organização (Guia PMBoK, 2013).
![]() |
FONTE: Guia PMBoK, 2013 |
A abordagem básica do gerenciamento da qualidade deve estar em sintonia com as políticas e estruturas da qualidade da organização executora e com as demandas do cliente, incluindo aderência a processos certificados pela ISO 9001 ou outras normas aplicáveis, como por exemplo, ISO 14001 e OHSAS 18001, entre outras.
O gerenciamento da qualidade do projeto deve abordar o gerenciamento do projeto e do produto do projeto. Enquanto o gerenciamento da qualidade do projeto se aplica a todos os projetos, independentemente da natureza de seu produto, as medidas e técnicas de qualidade do produto são específicas do tipo particular de produto produzido pelo projeto. Por exemplo, o gerenciamento da qualidade de produtos de software exige abordagens e medidas diferentes de instalações de energia nuclear, enquanto as abordagens de gerenciamento da qualidade do projeto se aplicam a ambas.
As técnicas contemporâneas de gerenciamento da qualidade complementam o gerenciamento de projetos. Por exemplo, independentemente de estarmos lidando com qualidade em operações (rotina) ou projetos, ambos devem levar em consideração a importância de fundamentos tais como; satisfação do cliente; prevenção sobre inspeção; responsabilidade gerencial e melhoria contínua, conforme comentado a seguir:
1 – Satisfação do Cliente
Entendimento, avaliação, definição e gerenciamento de expectativas de forma a atender às necessidades do cliente. Isso exige uma combinação de conformidade com os requisitos (o projeto deve produzir o que afirmou que produziria) e adaptação ao uso (o produto ou serviço deve satisfazer as necessidades reais).
2 – Prevenção sobre Inspeção
O custo de prevenção de erros, em geral, é muito menor que o custo de corrigi-los.
3 – Responsabilidade GERENCIAL
O sucesso exige a participação de todos os membros da equipe, mas é sempre responsabilidade da gerência fornecer os recursos necessários para que exista sucesso.
4 – Melhoria Contínua
O ciclo PDCA é a base da melhoria da qualidade. Além disso, determinados modelos ou processos utilizados pela organização executora, tais como GQT, Seis Sigma, Prêmio Nacional da Qualidade (PNQ), Reengenharia, entre outras, podem melhorar o sistema de gerenciamento da qualidade, a qualidade do gerenciamento do projeto e também a qualidade do produto do projeto.
Profa. Tânia R. Belmiro:
Pós-Doutora em Engenharia de Produção (USP). Ph.D. em Engenharia de Produção (Heriot-Watt University, Escócia). Engenheira Eletricista (UFU). Certificação PMP (PMI). Certificação Prince2 Practitioner. Auditora Líder NBR ISO 9001. Treinamentos para Construtoras e Incorporadoras (RFM, Santa Bárbara, OAS). Instrutora do Sinduscon no treinamento em gestão de projetos para engenheiros e coordenadores de obras. Consultora e Instrutora nas áreas de Gerenciamento de processos (BABOK) e projetos (PMBOK) em empresas como Xerox do Brasil, CTBC Telecom, AES Telecom, OAS, RFM, Santa bárbara, Monsanto, Syngenta, Cargill, ABC Inco. Voluntária PMI São Paulo, contribuindo na Diretoria e Conselho para o planejamento e gerenciamento de projetos da Instituição. Eleita para Conselho de Governança do Pmi São Paulo em Novembro de 2017. Voluntária na adaptação da tradução do Guia PMBOK, versão 2013 e Revisão do Guia de Extensão em Construção do PMBOK, versão 2015. Profa. em MBAs da BBS, FGV, FIA. Coordenadora em treinamentos In Company e MBA em Gerenciamento de projetos em Angola (África) pela BBS. Autora de livros e artigos sobre Gerenciamento de projetos, processos e qualidade. www.linkedin.com/in/tbelmiro.
Fonte: Sustentare.net/
Nenhum comentário:
Postar um comentário