quarta-feira, 6 de julho de 2011

06/07 Receita Federal prorroga prazo para transmissão do Fcont


Uma boa notícia para os contribuintes é a prorrogação do prazo para transmissão dos arquivos do Fcont (Controle Fiscal Contábil de Transição).
A declaração, que deveria ser entregue até o dia 30 de junho, junto com outras obrigações acessórias, poderá ser enviada até 30 de novembro pelas empresas tributadas com base no regime do Lucro Real e no Regime Tributário de Transição (RTT).
Por sinal, o Fcont faz parte do tema de uma palestra do consultor contábil e tributário José Joaquim Filho, programada para o dia 7 de julho, pela Contmatic Phoenix, especializada em softwares administrativos e de gestão empresarial (ERP).
O objetivo da empresa é esclarecer dúvidas dos contadores e das empresas sobre o novo padrão de contabilidade internacional (IFRS) e sobre o preenchimento correto das declarações.
O Fcont, assim como o RTT e o Sistema Público de Escrituração Digital (Sped) foi instituído pelo Fisco em razão da obrigatoriedade de adequação da contabilidade brasileira ao International Financial Reporting Standard (IFRS), que provocou uma grande reestruturação contábil.
A Receita Federal cada vez mais utiliza meios eletrônicos, que substituem com eficiência as ferramentas utilizadas até então, para receber as prestações de contas dos contribuintes.
Com o avanço da informatização do Fisco, os profissionais da área devem ficar mais atentos às mudanças introduzidas e as empresas, investir em melhorias dos processos de controles contábeis e fiscais.
“É imprescindível investir em bons programas de informática e treinamento dos funcionários para não que não sejam ‘pegos de surpresa’, porque, em breve, a Receita Federal terá controles eletrônicos muito mais eficientes do que os disponíveis hoje”, explica o palestrante.
 TI Inside Online - Gestão Fiscal

Nenhum comentário:

Postar um comentário