quinta-feira, 16 de junho de 2016

Uma comparação da qualidade da informação contábil entre as empresas de capital misto e as de controle privado no Brasil

O objetivo desta pesquisa é analisar a qualidade da informação contábil nas empresas de capital misto cujo controlador é o Estado em comparação com as de capital privado. Para o desenvolvimento do trabalho, é utilizada uma abordagem metodológica estruturada, a partir de um problema de pesquisa quantitativo; com objetivo descritivo. Como técnica de coleta e estudo dos dados, utiliza-se a análise documental, por meio de um índice desenvolvido por Gabriel (2011), que observa, mediante doze questões, a qualidade da informação contábil das empresas. Essa análise foi realizada em uma amostra estatística das empresas no mercado acionário brasileiro, com nível de confiança de 95% e com erro amostral de 5%; em um conjunto de dezoito entidades: nove empresas de capital misto com controle estatal e nove empresas de capital privado. Os dados levantados foram analisados descritivamente, pelo teste estatístico não paramétrico de Mann-Whitney. Os resultados apontam diferença não significativa na qualidade da informação contábil entre os dois tipos de empresa. As organizações cujo controle acionário é do Estado apresentam adoção inferior nas práticas de qualidade da informação contábil relacionadas à falta do parecer limpo de auditoria, republicação das demonstrações contábeis, elaboração da informação contábil em padrão internacional, publicação fora do prazo legal, reavaliação de ativos imobilizados e publicação da Demonstração do Fluxo de Caixa e adoção superior a empresas com controle privado nas práticas de divulgação da Demonstração do Valor Adicionado, remuneração dos executivos e medida de lucro econômico.

Texto completo: Clique aqui

Angelo Antonio Davis de Oliveira Nunes e Rodrigues - Mestre em Controladoria e Contabilidade (FEARP/USP) Professor do Centro Universitário Unifafibe (UNIFAFIBE)

Rita de Cássia Lúcia Ferreira - Especialista em Contabilidade e Tributos (UNIFAFIBE) Pesquisadora do Centro Universitário Unifafibe (UNIFAFIBE)

Taíse Bruna Mantovani - Bacharela em Ciências Contábeis (UNIFAFIBE) Pesquisadora do Centro Universitário Unifafibe (UNIFAFIBE)

Elizabeth Krauter - Pós-Doutorado pela Universidade de São Paulo (FEA/USP) Doutora em Administração (FEA/USP) Professora Doutora da Universidade de São Paulo (FEA-RP/USP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário