terça-feira, 24 de março de 2015

24/03 Notas Explicativas - Uma visão Internacional

A divulgação de informação financeira com qualidade contribui para uma diminuição da assimetria da informação entre os gestores e os investidores e para o bom funcionamento do mercado de capitais. 

A importância crescente das Notas Explicativas como fonte de informação relevante justifica a atenção que muitos organismos de referência a nível internacional têm dado a esse tema nos últimos anos. 

Por exemplo, o IASB iniciou em 2012 uma iniciativa sobre Disclosure, com o objetivo de melhorar e simplificar as exigências de divulgação nas Notas Explicativas, e emitiu, em 2013, o Feedback Statement: Discussion Forum – Financial Reporting Disclosure, que identifica as iniciativas que o IASB pretende desenvolver nesse domínio. 

O FASB também tem trabalhado nesse tema e emitiu, em 2014, uma proposta de um novo capítulo a incluir na sua estrutura conceitual, o Chapter 8: Notes to Financial Statements, que discute a informação que deve ser considerada para inclusão nas Notas Explicativas. 

Nesse contexto, apresenta-se uma discussão sobre o tema das Notas Explicativas, em uma perspetiva internacional. Caracteriza-se a importância e a natureza das Notas, salientando-se os seus custos e benefícios e a necessidade de divulgar apenas informação relevante para a tomada de decisão. Por fim, caracterizam-se e discutem-se os fatores explicativos do (in)cumprimento das exigências de divulgação. 

Pretende-se, dessa forma, contribuir para que os stakeholders estejam informados sobre alguns aspetos críticos relacionados às Notas Explicativas na hora de exigir a preparação, preparar, auditar, analisar ou, simplesmente, avaliar a informação divulgada pelas empresas nas suas demonstrações financeiras.

Artigo completo: Clique aqui

por Profa. Isabel Costa Lourenço - Instituto Universitário de Lisboa


Nenhum comentário:

Postar um comentário