segunda-feira, 2 de março de 2015

02/03 Ibracon e CFC apresentam manifestação ao BCB a respeito de “auditoria cooperativa” em cooperativas de crédito

O Ibracon – Instituto dos Auditores Independentes do Brasil e o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) apresentaram manifestação às consultas públicas do Banco Central do Brasil (BCB) sobre “auditoria cooperativa” em cooperativas de crédito no Brasil. A manifestação foi apresentada no dia 20 de fevereiro deste ano.

A proposta de resolução submetida à consulta pública pelo BCB dispõe sobre a realização de “auditoria cooperativa” em cooperativas de crédito (“CP 48/14”), com a intenção de ampliar o escopo das atividades realizadas por Entidades de Auditoria Cooperativa (“EAC”), atribuindo a essa espécie de entidade competência exclusiva para prestar serviços que consistiriam em “auditoria cooperativa”.

Com foco principal na defesa da profissão contábil e no cumprimento das normas profissionais de contabilidade vigentes, a manifestação enviada pelas entidades é contrária à forma pretendida de regulamentação da auditoria independente das cooperativas de crédito brasileiras e aborda questões essenciais para o exercício pleno da profissão e para o desenvolvimento econômico e sustentável do país. Essas questões, se colocadas em risco representam um significativo retrocesso à profissão, e consequentemente ao país, e dizem respeito especialmente à independência do auditor, controle de qualidade do serviço prestado, atualização e aprimoramento de conhecimento, alcance da profissão contábil, adequação aos padrões internacionais, integridade, objetividade e ceticismo profissional.

Nos últimos anos, tanto o CFC como o Ibracon têm atuado intensamente para melhorar o ambiente institucional, elevando padrão de qualidade nos serviços de auditoria independente e visando a ampliar o campo de atuação profissional e conquistar a confiança da sociedade em geral em torno dos serviços que presta e esta manifestação vem a ratificar esta posição.

Para tomar conhecimento da manifestação, acesse os links abaixo do site do BCB:

Fonte:  Ibracon

Nenhum comentário:

Postar um comentário