segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

19/01 A Corrente Doutrinária do Neopatrimonialismo Contábil

“A doutrina contábil de nossos dias encontra novos horizontes no neopatrimonialismo. Essa nova tendência que tem nas correntes latinas a sua grande força prenuncia-se como a Contabilidade do milênio”.
Antonio Lopes de Sá

ORIGENS DE UMA GRANDE CORRENTE CIENTÍFICA CONTÁBIL

As idéias que originaram essa corrente de pensamento tiveram como base o patrimonialismo, a doutrina que mais se difundiu internacionalmente e que implantou idéias de estudar os fenômenos patrimoniais, como o objeto de estudo da Contabilidade. Tendo como Líder Vincenzo Mais que partiu dos princípios adotados por Villa, Besta, Bonalumi e Rossi, erguendo assim um arcabouço didático e científico, tendo como fundamento à ótica de que a escrituração, registros e demonstrações são apenas instrumentos que se possa lembrar os fatos acontecidos e que necessariamente precisam de explicação para fins específicos. No Brasil o precursor foi Francisco D´Auria, sendo seguido mais tarde por Frederico Herrmann Jr. Assim, dizemos que cientificamente, a Contabilidade nasceu patrimonialista, mas buscando por si mesma um melhor aprimoramento. 

O neopatrimonialismo possui características próprias, diferenciando-se das demais doutrinas, sem abandonar, contudo o que de valioso existiu em cada uma delas. A preocupação maior de seu líder Prof. Dr. Antonio Lopes de Sá, foi a de contribuir e dar o maior número de elementos para que o entendimento contábil fosse melhor e que a verdade no que se refere aos fenômenos produzidos pelos meios patrimoniais se tornassem mais próximas. O seu estudo foi baseado em um grande número de obras dos mais diferenciados autores, possuindo uma visão holística a cerca do conhecimento, um pensamento filosófico.

A filosofia seria a base para o Neopatrimonialismo, alimentando uma grande corrente de pensamento científico. A partir do momento em que a Contabilidade entra na era filosófica, novos rumos surgiram da mesma forma que ocorreu com outras ciências. A partir da obra de D´Auria, Primeiros Princípios de Contabilidade Pura, em 1949, de sua própria Filosofia da Contabilidade, em 1952 e da Filosofia da Contabilidade de Masi, em 1962, Lopes de Sá desenvolveu a Teoria das Funções Sistemáticas do patrimônio aziendal, fundamentando assim o Neopatrimonialismo. Em 1976, já possuía idéia praticamente formada, resultado de pesquisas acrescidas dos Teoremas e Enunciados que construíra ao longo de seus estudos. Após inspirar-se em diversos pensadores, diz: 

Artigo completo: Clique aqui

por PROFª MÁRCIA CHACON

Fonte: Lopes de Sá

Nenhum comentário:

Postar um comentário