terça-feira, 17 de setembro de 2013

17/09 Valor justo se baseia em preços de mercado

Duas partes aceitam trocar um ativo ou liquidar um passivo. Elas não possuem uma ligação entre si, não vão se beneficiar, e têm como referência um mercado ativo para fazer essa transação. Além disso, nesse mercado ocorrem negociações com ativos ou passivos semelhantes.  Geralmente o valor justo é usado para marcas, ativos intangíveis, ativos biológicos, instrumentos financeiros como derivativos e ativos não circulantes mantidos para venda.

Esse seria o melhor dos mundos em termos de valor justo, que é a expressão designada para mensurar esse ativo ou passivo a partir de fontes confiáveis e reconhecidas pelo mercado. Quando não existem essas fontes, o jeito é a própria empresa estabelecer critérios para fazer essa mensuração. 

Rcardo Lopes, professor da Fundação Getúlio Vargas, explica que para fazer essa mensuração pelo valor justo a técnica não é de livre escolha. A técnica a ser empregada deve ser a mais apropriada para as circustâncias da negociação. Precisa haver disponibilidade de dados, e as informações a serem utilizadas devem ser as com maior número de dados observáveis e o mínimo de dados não observáveis.

Às vezes é preciso avaliar não só um item de ativo, mas estabelecer o valor justo para um conjunto de ativos, passivos ou dos dois, principalmente no caso de ativos não financeiros, ressalta o Lopes.

Nos critérios de alocação do valor justo, é preciso estabelecer qual o mercado principal. Na ausência de um principal, qual o mais vantajoso. Entre as técnicas de avaliação que podem ser eleitas estão a de mercado, a de custo (considerada o custo de reposição de um estoque para quem compra) e de receita (leva em conta o fluxo de caixa ou  o desconto do valor do dinheiro no tempo, designado pelo cálculo a valor presente). 

O valor justo não deve ser usado em operação de arrendamento mercantil e imobiliário, que contam com IFRS, e CPC correspondente, próprios.

Por: Carolina Spillari

Nenhum comentário:

Postar um comentário