quinta-feira, 12 de setembro de 2013

12/09 8 dicas para gerir o estoque

Gerir o estoque hoje, além de evitar "furos" é tornar as organizações mais efetivas e evitando custos


Hoje, sistemas estão disponíveis para que haja um controle mais apurado do estoque, mas nada disso adianta se for utilizado de forma incorreta e principalmente pelas pessoas que estão diretamente envolvidas na gestão do estoque.
Dicas para manter um estoque correto:
  - Treine as pessoas, envolvendo-as, faça com que elas entendam todo o processo e sua real importância e impacto que pode causar, gestão de estoque é para pessoas que sabem o que estão fazendo.
  - Faça um zoneamento, se possível, defina pessoas responsáveis por cada zona.
  - Padronize itens e descrições, falta de padrão pode causar confusão entre materiais.
  - Alimente corretamente o sistema, todas as movimentações devem ser alimentadas no sistema, entradas, saídas, perdas, etc.
  - Mantenha o estoque organizado, identificado e com contagens periódicas auxiliam muito no controle.
  - Use mais de uma forma de controle de estoque, faça formulários de circulação de mercadorias, requisições de materiais, etc.
  - Enganos referentes a trocas de mercadorias enviadas aos clientes podem ser evitados hoje com a colocação de etiquetas em todos os materiais e leitoras óticas mapeando todas as mercadorias.
  - Furtos são realmente um problema. Faça diretrizes que impeçam este ato, faça pequenas auditorias, faça com que o lixo seja verificado, mantenha os movimentos documentados, saiba quem tem as chaves da empresa, dê o bom exemplo, confira as referências dos funcionários e o principal, crie um ambiente em que seja favorável para as boas ações.
  Cada empresa tem sua realidade, mas muitas delas têm os mesmos problemas com a gestão de estoques, muitas vezes grandes problemas podem ser solucionados com apenas pequenas atitudes, reveja seus procedimento e analise os pontos fracos ou falhas, após isto, trace uma estratégia para que os problemas de estoque, causadores de tantas dores de cabeça, sejam por fim eliminados.
por Christian Andreves

Nenhum comentário:

Postar um comentário