quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

29/02 O futuro do estudante das Ciências Contábeis


Fernando José Araújo Vieira


O aluno de Ciências Contábeis é privilegiado com um leque de oportunidades para atuar em diversas áreas do campo econômico, basta partir dele a opção e a vocação para atuar na área em que mais se identifica. A princípio é necessário ser um ótimo e não um bom aluno, além de escutar e anotar o que o Professor diz, o aluno deve pesquisar em várias fontes sobre determinado assunto, sempre debater nem que seja de frente para o espelho e fazer a diferença, lembre-se: você tem que ser inovador.


 Se você almeja seguir carreira acadêmica ou adquirir estabilidade financeira mediante um concurso público, ACORDE! Comece a estudar após a leitura desse artigo, mergulhe na teoria das Ciências Contábeis, desfrute do acervo de títulos de uma biblioteca mais próxima ou até mesmo de uma biblioteca online, assine revistas e afins, um diferencial é estar sempre atualizado, além disso, comece desde já a escrever, antes de elaborar esse artigo eu já escrevia em blocos de notas, para ser um bom escritor só depende de você.


Há também a área de prestação de serviços contábeis, realizada por escritórios de contabilidade, área essa em que o contabilista é personagem obrigatório desde a abertura até o encerramento de toda atividade empresarial, além de ser peça chave na administração pública. Com isso os escritórios demandam oportunidades para estagiários e empregados que na maioria das vezes conciliam Universidade e Escritório, aliando os conhecimentos da teoria e da prática. Você pode ser um desses, mas é fato que a vaga não vai cair do céu, você tem que correr atrás, antes de tudo, elabore um bom currículo, com clareza, sem mentiras e com informações que sejam relevantes para o cargo que desejas ocupar. Procure centros integradores e o Sine do seu município, lá pode ter a vaga que desejas caso contrário você vai ficar ao menos cadastrado, fique atento a publicações em jornais e nas dependências de sua Universidade. Um dia chamado para uma entrevista, fique tranqüilo e fale com clareza suas qualidades e seu desejo de ajudar no crescimento do escritório. Uma vez contratado, é hora de vestir a camisa e arregaçar as mangas, não se preocupe com remuneração, é cedo “ainda”, detalhes como ser o primeiro a chegar, melhorar sua caligrafia, ser cavalheiro (quando homem), abrir sempre um sorriso com colegas e ser comunicativo podem ser essenciais para sua estabilidade, evite discussões sobre futebol, política e religião.


Cabe agora ao estudante escolher um dos caminhos para desempenhar da melhor forma as ciências contábeis e contribuir para o crescimento da classe contábil.


via contadores.cnt

Nenhum comentário:

Postar um comentário