sábado, 18 de fevereiro de 2012

18/02 Dicas de recuperação de desastres para PMEs


Querendo ou não você está em uma área de alto risco

Steve Snodgrass preenche os dois papéis na Granite Rock, fornecedor de construção com 600 colaboradores. O CIO / CFO, assim como muitos de seus companheiros de PMEs, trabalha com um orçamento apertado, pessoal de TI reduzido e é questionado sobre o aumento do negócio. “Somos o que eu chamaria de uma empresa de médio porte clássico,” disse Snodgrass.

Para algumas PMEs esse mix significa o corte de coisas desnecessárias, como o planejamento de uma recuperação de desastres (DR, da sigla em inglês). No entanto, Snodgrass mantém a DR no topo de suas necessidades, porque ele opera em San Andreas Fault, onde um terremoto não é apenas possível, mas provável. “Um dos desafios para nós como empresa é ter um plano de recuperação de desastres que funcione e seja acessivel”.

Snodgrass começou a enfrentar esse desafio em 2000 – em grande parte por acidente – quando a empresa decidiu terceirizar seu planejamento de recursos empresariais (ERP) para WTS, que agora faz parte do Velocity. O motivo? A empresa da área da baía estava lidando com um problema de fuga de talento. Um backup completo e um plano de recuperação surgiram ao longo do tempo como decisão de terceirização evoluída. Hoje, o sistema ERP da Granite Rock está hospedado em Seattle e totalmente recuperável a partir de outro site seguro em Denver para caso algo dê errado. Se o desastre acontece em San Francisco – ou Seattle, a empresa pode continuar a pagar os funcionários, clientes de contas e manter as operações críticas em execução.

Querendo ou não você está em uma área de alto risco, a abordagem de Snodgrass oferece alguma sabedoria de DR para colegas profissionais de TI de PMEs.

1. Torne-se um pragmático. Granite Rock não tem orçamento ou equipe de TI para garantir que cada aplicação e sistema seja totalmente recuperável. Recuperar a plataforma ERP é uma prioridade, de modo que é este tem se tornado o foco da organização e sua equipe ao longo do tempo. Granite Rock faz alguns planejamentos de DR menos abrangentes para outras aplicações importantes – seu servidor Microsoft Exchange, por exemplo – e toma decisões esclarecidas sobre quais áreas a ignoram. Um terremoto iria nocautear o sistema de peso da empresa, usado pelos clientes fazerem os pedidos de toneladas de rochas – mas Snodgrass não está perdendo o sono por isso. As amplas redes de área desses sistemas seriam baixas, então a recuperação é discutível.

“Redundância não iria te levar a nada”, disse Snodgrass. “Adotamos uma abordagem pragmática: Quais são os sistemas que você não pode dar ao luxo de viver sem e quais são os sistemas que você poderia viver sem?”

2. Perca o medo da nuvem. Snodgrass é rápido em reconhecer que a disponibilidade de DR da sua empresa começou um pouco por acaso. Mas a decisão de mover um aplicativo crítico de negócios externo foi fundamental; executivos colegas têm evitado plataformas em nuvem por segurança ou outros motivos. Snodgrass não acha que esses medos são infundados, mas observa que a mudança para plataformas hospedadas pode ajudar os profissionais de TI a criarem um plano de DR sem custos separados. “Nós abraçamos essa ideia”, disse Snodgrass. Iss. “Existem questões de segurança e confiança? Absolutamente.”

3. Pare de se preocupar com ROI. Quando se trata de provar um retorno sobre seus investimentos em TI, Snodgrass tem uma posição única: porque ele é também CFO. No entanto, quando se trata de DR, Snodgrass acha que as PMEs devem tornar-se menos obcecadas com ROI no sentido tradicional. “Uma das principais falhas da indústria de TI é que não há um monte de soluções que têm um retorno tangível”, disse Snodgrass. Isso é um problema caso você esteja fazendo um plano financeiro para DR em sua organização – a ideia provavelmente será recebida com ceticismo pelo CFO e outras partes interessadas. Em vez disso, ele defende uma abordagem diferente: Descreva o seu plano de DR como uma apólice de seguro.

“Não há nenhuma taxa de retorno sobre o seguro”, disse Snodgrass. “Se você não tiver um [o desastre] que está segurado, é apenas um custo permanente para o negócio.” No entanto, quando algo der errado, o negócio não segurado em breve poderá estar fora do negócio.

4. Coloque o plano além de seus ritmos. A armadilha mais comum de DR na visão de Snodgrass é ignorá-la completamente e investir em um plano e depois não testá-lo. “Uma coisa é ter um plano de recuperação de desastres; outra é saber que ele realmente funciona”. Isso significa testando-o em condições de desastre simulados. Granite Rock, por exemplo, pratica a recuperação e restaura seus backups em fita offsite para que a equipe não teste um processo um pouco trabalhoso, pela primeira vez em um cenário de catástrofe.

Igualmente importante: O ensaio deve ser um processo contínuo, não uma tarefa única. A razão é simples: “É um alvo em movimento”, disse Snodgrass. “É sempre a adição de serviços e o negócio está sempre demandando serviços. Isso é um verdadeiro desafio para uma empresa de médio porte.”

CRN Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário