terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

21/02 Experiência X Sangue novo – Onde as empresas devem apostar?


A competitividade hoje em dia cada vez mais acirrada faz com que as empresas busquem os melhores profissionais no mercado, mas quais são eles, pessoas experientes com mais idade, ou jovens muitas vezes sem experiência, mas com muita vontade de aprender, esse é o tema do artigo de hoje.


A proporção de pessoas com mais idade solicitadas pelo mercado de trabalho aumentou significativamente desde 2009 segundo IBGE, o profissional mais experiente esta sendo muito mais valorizado no mercado de trabalho em virtude da maturidade e experiência vivida durante sua vida. As principais atividades destacada são as de engenharia, financeira, bancos e as consultorias, que buscam pessoas experientes. Utilizam o potencial mais maduro dos profissionais para fazer as coisas certas de uma vez. Profissionais experientes e técnicos devem optar por organizações que privilegiem projetos de longo prazo, pois empresas dinâmicas preferem os mais jovens.
Já segmentos como Marketing, Comercial, TI, privilegiam os mais jovens por sua energia, potencial criativo, mobilidade, que esteja antenados as novas tecnologias. Mas para você que é jovem não pense que ter uma conta no facebook, ou no twitter e um currículo no linkedin que vai conseguir arrumar um emprego.É necessário capacitação técnica e/ou conhecimento básico nas atividades que vai se exercer a função. Não busque ser apenas mais um no meio da multidão, estimule-se para ser diferenciado, ser proativo, inovador, buscar agregar para si coisas que os outros não conseguem resolver, mostrar todo seu potencial para ganhar confiança e espaço dentro da organização.
Mas de qualquer maneira, a falta de atualização ou competência técnica, independente da idade atrapalha o ingresso de profissionais no mercado de trabalho, pois as ferramentas mudam frequentemente e as pessoas que não se atualizam correm sério risco profissional, pois há muita gente qualificada hoje no mercado procurando trabalho, bons profissionais com alto índice de conhecimento técnico e atualizado, com alto desempenho estão esperando a oportunidade e de olho em todos os lugares.
Pare e reflita, qual foi a última vez que você realizou um treinamento novo ou de atualização das suas atividades profissionais? Se demorou na resposta, abra o olho... bons profissionais estão de olho na sua vaga, se você se identificou, a recomendação é voltar para a faculdade, participe de cursos, seminários, palestra, tudo que possa agregar conhecimento. É necessário que você melhore seu currículo, além disso, o networking também é importante, sua rede de relacionamento deve ser mantida em toda sua vida profissional.
 * por Leonardo é Coordenador de Sistemas da Qualidade na Fras-le S.A, formado em Administração de Empresas, instrutor e palestrante de treinamentos relacionados à qualidade. Foi Presidente do Comitê da Serra Gaúcha e diretor de Desenvolvimento e Competitividade Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC) (2008 a 2011). Avaliador do PGQP (2002/2003), Examinador PQRS - Nível III (2004 a 2006), Juiz Relator do PQRS (2007 a 2011). Site:www.centraldaqualidade.com / E-mail: byleo@pop.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário