sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

03/02 VANTAGENS E DESVANTAGENS DO NOVO RECORDE TRIBUTÁRIO


Novo recorde de arrecadação de impostos em 2011. Esta não é nenhuma novidade, já que nos últimos anos este fato vem acontecendo naturalmente. No ano passado, o governo arrecadou R$ 969 bilhões em tributos, crescimento real de 10,1%, menor que o esperado pelo Fisco, que era algo em torno de 11% a 11,5%.
É evidente que este aumento tem origem no crescimento da economia, que também foi observado em 2011 frente a 2010. Neste caso, a grande diferença é que isto é positivo para o País e para a sociedade, bem diferente do aumento dos tributos.
Maior crescimento econômico resulta em mais empregos que, por sua vez, aumentam a renda média da sociedade, resultando em mais consumo e mais produção, fatores estes que contribuem para uma maior arrecadação tributária.
Devemos ter dois posicionamento frente a este novo recorde: o primeiro, com uma visão empresarial; e o segundo, como cidadãos.
Como empresários devemos, sim, nos preocupar com este aumento, já que significa que possivelmente estamos contribuindo acima do que deveríamos. É necessário que se faça um levantamento e uma análise criteriosa da nossa carga tributária, verificando onde, como e porque contribuímos. Isso poderá nos levar a tomardecisões que reduzam a carga sem infringir a legislação.
Para este estudo, o empresário deve buscar ajuda de especialistas tributários que analisarão suas operações de compra, fabricação e comercialização, traçando um planejamento que minimize a carga tributária sem gerar contingências fiscais.
A legislação tributária nacional é complexa, de difícil entendimento e aplicação. Se o empresário não recorrer a ajuda de especialistas, poderá jogar dinheiro fora, comprometendo seus lucros. Ninguém quer deixar de pagar o que é devido, mas devemos buscar o justo e correto.
Como cidadãos, temos que nos preocupar e cobrar dos nossos governantes a qualidade dos gastos, onde e como estão sendo aplicados os tributos - se é em saúde, segurança e educação, obrigação primária de qualquer político no poder.
Temos que cobrar mais dos meios de comunicação este acompanhamento, exigir mais divulgação sobre o quanto cada governo, federal, estadual ou municipal, aplica nestes itens. O cidadão deve cobrar de seus representantes, deputados e vereadores, que acompanhem e divulguem as irregularidades, mas sem nenhuma pretensão política.
Resumindo, devemos acompanhar e ficar perplexos com este novo recorde, porém devemos, como empresários, analisar melhor nossa carga tributária; e, como cidadãos, cobrar mais de nossos governantes a qualidade dos gastos.
Tenho certeza que somente assim não iremos nos preocupar com novos recordes que, com certeza, virão nos próximos anos.
por Vagner Jaime Rodrigues, professor da Trevisan Escola de Negócios

Fonte: Economia SC

Nenhum comentário:

Postar um comentário