quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

02/02 Pequenas e médias empresas mudam o perfil do contabilista


São Paulo - Fatia expressiva do mercado contábil, o setor que abrange as pequenas e médias empresas (PMEs), tem crescido de forma feroz. Sem números específicos o presidente do Conselho Regional de Contabilidade (CRC) Luiz Fernando Nóbrega enaltece a força do segmento. "Com certeza o setor é responsável por grande parte da atuação do setor contábil", afirma.


Outro papel importante que os PMEs representam para o setor é o perfil de mudança do pequeno e médio empresário. "Hoje notamos que os pequenos e médios são os mais interessados nas mudanças burocráticas e na facilitação do processo contábil", diz.


Entre cursos e palestras oferecidos pelo CRC, um dos públicos marcantes também tem este perfil. "Eles são interessados em conhecer o setor e entender melhor os caminhos para estar em dias com a questão tributária." 


Entre as microempresas, o executivo lembra que ainda há muito espaço para crescer. "Esse segmento representa um dos maiores empregadores do país e é ainda um tanto quanto carente de uma gestão mais profissional. Sem dúvida é um nicho de mercado que pode se muito explorado ainda", disse.


Exemplo disso, o escritório de contabilidade Ardana & Netto, forte na região de Salvador, viu seu negócio ganhar força neste mercado.


"De fato, no começo, pensamos em buscar contas ligadas à grandes empresas, mas descobrimos no pequeno e médio empresário o caminho para crescermos", explicou Sério Ardana, sócio da empresa, que espera fechar 2012 com crescimento na casa de 30%.


Em 2011 o escritório fechou o ano com um faturamento de R$ 20 milhões e conta com 30 funcionários. "Atendemos agora mais de 50 pequenas e médias empresas, todas da região, que antes estavam fora do radar do governo e resolveram se legalizar", disse o executivo.


por Paula Cristina


Fonte: DCI

Nenhum comentário:

Postar um comentário