quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

11/01 Gestão do conhecimento: O conhecimento como um patrimônio da empresa.


Entenda qual a importância da empresa realizar a gestão do conhecimento e como transformá-lo em um patrimônio. Confira.

Uma empresa não se desenvolve apenas a partir do conhecimento de seu presidente, diretor ou de um quadro gerencial. O crescimento da empresa está na somatória do conhecimento agregado por cada funcionário, desde o chão de fábrica até o seu presidente. Conhecimento este adquirido pelo quadro funcional através das experiências passadas, experiências vivenciadas no momento ou transmitidas por outros colaboradores.
Imagine um cenário em que determinado setor de uma empresa, um funcionário detém conhecimento em um processo específico e só ele sabe desenvolvê-lo. Agora imagine se esse funcionário pede demissão da empresa ou sofre algum acidente que o afaste de suas atividades? Como fica este setor?
Certamente a empresa terá dificuldades na redistribuição de suas tarefas entre os demais funcionários, podendo comprometer o fluxo dos processos e causar a redução da produtividade. Essa situação é muito comum no mundo corporativo e pode ser também ocasionada pela escala de férias.
Por este motivo é importante que a empresa realize uma gestão do conhecimento com o objetivo do desenvolvimento de seu quadro funcional e também a transformação do conhecimento tácito (aquele não se exprime formalmente) para o conhecimento explícito (aquele que está enunciado formalmente). Desta forma, a empresa estará absorvendo o conhecimento gerado e transformando ele em um patrimônio da empresa, sendo possível a sua disseminação.

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