quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

26/01 O prato preferido do Leão!


Ingredientes: Documentos para identificação pessoal, Comprovantes de rendimentos , Rendimentos com trabalho , Rendimentos diversos, Previdência Privada, Aluguéis, Pensões Atividade Rural, Pagamentos e Doações, Bens e Direitos e Ganhos de Capital e Aplicação financeira

Documentos para identificação pessoal

No início da declaração serão solicitadas informações pessoais do contribuinte. Portanto, tenha em mãos:
- Cadastro de Pessoa Física (CPF)
- Título de eleitor
- CPF do cônjuge (se for o caso)
- Endereço completo.
- Documentos de dependentes (se for o caso)
COMPROVANTES DE RENDIMENTOS

Rendimentos com trabalho

Quem prestou serviço para alguma empresa no ano passado, deve ter em mãos os comprovantes dos pagamentos recebidos, seja ele com ou sem vínculo empregatício. Esses rendimentos são: salários (inclusive férias), aviso prévio, proventos de aposentadoria, gratificações, remunerações de estagiário, prestação de serviços, honorários profissionais entre outros.

RENDIMENTOS DIVERSOS

- Previdência privada

É preciso ter os comprovantes dos benefícios recebidos de entidades de previdência privada, seja Plano Gerador de Benefício Livre (PGBL) ou Fundo de Aposentadoria Programada Individual (Fapi), inclusive sobre o resgate de contribuições.

- Aluguéis

Informações sobre rendimentos com aluguéis de bens móveis ou imóveis, royalties e rendimentos decorrentes de uso, fruição e exploração de direitos também são solicitados. É preciso ter os valores recebidos com cada uma das atividades.

- Pensões

No caso de quem recebeu pensões alimentícias em decorrência de decisão judicial ou acordo homologado judicialmente, deve ter os comprovantes em mãos. Essas informações também serão solicitadas no decorrer do preenchimento.

Atividade Rural

Quem exerceu alguma atividade rural, deve separar as informações sobre o imóvel e a atividade exercida, assim como os valores relacionados. Todos serão solicitadas ao longo da declaração.

Pagamentos e Doações

O contribuinte deve estar com os comprovantes de pagamento ou resumos encaminhados pelas empresas e instituições recebedoras. Tais como: comprovantes médicos, dentistas, hospitais, clínicas, pensão alimentícia, gastos com instrução (do declarante e dos dependentes), comprovantes de pagamento de previdência privada e doações, pagamentos a advogados, engenheiros, arquitetos, aluguéis, arrendamento rural e outros. Mesmos os gastos não dedutíveis, se forem pagamentos a pessoas físicas, deverão ser informados.

Bens e direitos

Há um campo reservado na declaração para informações sobre bens e direitos. O contribuinte precisará informar sobre bens e direitos adquiridos, assim como dívidas e ônus provenientes dessas aquisições. É preciso ter a documentação com a descrição e os valores da aquisição cada um, assim como as parcelas das dívidas pagas no ano passado.

Ganhos de capital e aplicações financeiras

Todos os ganhos de capital, seja com alienação de bens ou direitos, aplicações financeiras no Brasil ou no exterior, investimentos em renda variável, como bolsa e futuros, serão solicitadas em um campos específicos da declaração. No caso de aplicações financeiras, as instituições devem encaminhar aos investidores os comprovantes contando o total investido e movimentado no ano passado, juntamente com a identificação dos rendimentos.

Modo de Preparo: junte todos estes documentos e faça a melhor opção do modelo de sua declaração, se você não estiver apto para preencher de forma correta encaminhe para um profissional competente de sua confiança e entregue via on line o mais breve possível.

Na declaração deste ano, o contribuinte que fizer a declaração simplificada, poderá fazer o abatimento de 20% da renda tributável, limitado a R$ 13.916,36.

Já na versão completa, modelo de entrega da declaração em que o contribuinte tem que detalhar e deduzir os ganhos e despesas do ano anterior – só compensa para quem conseguir juntar recibos de despesas que podem ser abatidas e cuja soma seja maior que 20% do rendimento anual, limitado a R$ 13.916,36.

Optar pelo modelo completo de declaração vale a pena somente para quem tem gastos expressivos com educação, despesas médicas – ou tem dependentes.

Não é necessário levar ao forno nem em banho-maria, pode servir frio mesmo, certamente o leão vai aprovar sem precisar morder!

www.fiscosoft.com.br

Fonte: INCorporativa

Nenhum comentário:

Postar um comentário