quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

25/01 PARA PEQUENOS EMPRESÁRIOS, É BOM TER PARCEIROS TERCEIRIZADOS


Independentemente do setor ou da atividade que se terceiriza, esse processo sempre apresenta algumas vantagens para o contratante, como a flexibilização das ações estratégicas e a expansão territorial, já que seu parceiro poderá atendê-lo com a mesma capilaridade de que dispõe.
Também propicia o uso das melhores práticas de gestão e de processos e contribui para o controle organizacional, à medida que métricas são trabalhadas durante a parceria. Claro que o processo de terceirização pode resultar numa redução de custos, mas o objetivo final não pode ser somente esse. Há outras vantagens que devem ser perseguidas.
Para os pequenos e médios empresários, é vantajoso manter parceiros terceirizados, capazes de agregar as melhores práticas de gestão para a empresa. Seus processos ficammais controláveis, evitando-se, assim, contingências fiscais e operacionais.
Normalmente, o pequeno e médio empresário não tem conhecimento para conduzir alguns processos que carecem de um conhecimento técnico mais especializado.Somente esse aspecto já traz vantagem para aquele que busca contratar empresas especializadas numa determinada atividade. Por outro lado, o empresário, ao ter um parceiro fazendo a gestão de alguns processos, pode dedicar-se às atividades-fim, o que pode trazer imediatamente crescimento ao seu negócio.
Todo processo de terceirização, independentemente de qual atividade, necessita seguir algunspassos para ter sucesso. É necessário ter primeiramente a definição exata dequais processos se pretende terceirizar, quais as obrigações de cada parte,quais as métricas que serão aplicadas, qual o nível de serviço mínimo que seexige do parceiro e, principalmente, como se dará o processo de relacionamento entre as partes. Esses detalhes são de suma importância para garantir a perpetuidade da parceria.
Após as definições, há necessidade de acordar o processo de transição, momento em que o parceiro tomará conhecimento dos processos atuais e do fluxograma de informações e documentos. Somente após estar o parceiro devidamente treinado com o processo, se inicia efetivamente a terceirização. Importante observar que as definições acima devem ser acompanhadas periodicamente, de modo a evitar problemas de comunicação e de insatisfação de ambas as partes.
Como na compra de qualquer produto ou serviço, devem ser tomados alguns outros cuidados. É importante que a empresa contratante considere a saúde financeira e econômica do parceiro, a especialização de seus profissionais e a experiência da empresa em atuar nas atividades que estão sendo terceirizadas. Outro aspecto importante é certificar-se se a empresa contratada atende a todas as obrigações trabalhistas. Busca de informações no mercado sobre a qualidade de atendimento do parceiro também é essencial.
por Vagner Jaime Rodrigues, professor da Trevisan Escola de Negócios
Fonte: Economia SC

Nenhum comentário:

Postar um comentário