sábado, 21 de abril de 2012

21/04 Doações na mira da Receita Estadual

Como era previsto, a possibilidade de cruzamento de informações entre os órgãos arrecadadores está permitindo ao fisco identificar com maior precisão e rapidez possíveis irregularidades em operações feitas pelos contribuintes. Um exemplo disso é a decisão, anunciada na semana passada pela Secretaria do Estado da Fazenda, de deflagrar, no mês de abril, a operação “Doação Legal”, que visa fiscalizar o recolhimento do Imposto de Transmissão Causa Mortis e Doações – ITCMD.

O objetivo é buscar inconsistências entre as informações declaradas no ajuste anual do imposto de renda, enviadas pelo contribuinte para a Receita Federal, e o respectivo recolhimento do imposto para a Receita Estadual.

Essa operação só está sendo viabilizada graças aos dados fornecidos pela Receita Federal, pois sem eles a Secretaria da Fazenda não tinha até agora meios de fiscalizar o pagamento de ITCMD sobre as doações realizadas.

Com o cruzamento das informações, a Fazenda terá condições de cobrar do contribuinte a regularização de sua situação, caso tenha recebido e não declarado doações em dinheiro ou bens, como imóveis, veículos e ações de empresa.

Segundo esclarecimentos da Fazenda Estadual, o contribuinte que não estiver em situação regular pode, antes de qualquer intimação, normalizá-la, por meio do portal da Secretaria da Fazenda, preenchendo o formulário DIEF-ITCMD, que irá gerar automaticamente uma guia para recolhimento dos valores não-pagos.

De fato, é importante a regularização do imposto que se encontra pendente, mas o contribuinte deve ficar atento ao período de lançamento, pois valores ou bens doados anteriores a 2007 podem apresentar decadência, não podendo o Fisco realizar tal exigência.

* por Fernando Telini, advogado tributarista, e Adriana Adada, contadora e advogada tributarista.- advogados@telini.adv.br / www.telini.adv.br



Via Portal Contábil SC

Nenhum comentário:

Postar um comentário