Venho percebendo a algum tempo que o Sped representa uma oportunidade de negócio fantástica para as contabilidades, software-houses e para as empresas que terão esta obrigatoriedade.
Isso porque os contadores, terceirizados ou não, software-houses, não darão conta sozinhos em resolver este problema que é de responsabilidade das três partes envolvidas: Contador, Software-house, Empresa.
Por sua vez, as empresas quando pressionadas, jogaram a bucha para o contador e para a software-house, isto é mais do que natural. Neste momento as software-houses terão que adotar duas posturas: uma para clientes de sua carteira e outra para prospectes, devendo inclusive ter a consciência de abandonar os clientes que não entendem e não aceitam a nova realidade.
Para o Contador, estas mudanças geram conflitos, desgastes e muito investimento na capacitação de sua equipe, para entender que ele tem um papel importantíssimo na sobrevivência do seu negócio bem como do seu cliente. Também precisa orientar seus clientes para esta nova realidade.
As partes envolvidas amargaram com prejuízos, seja em perdas de clientes ou na adequação da equipe ou da infraestrutura.
Toda mudança gera transtornos, desgastes e estresses, porém vamos lembrar que tudo vira passado muito rápido e serão mais eficientes, mais felizes, aqueles que se adaptarem rapidamente as mudanças.
Pense nisto, reflita e faça a sua parte, em breve você verá que evoluir faz bem ao seu negócio.
Forte abraço.
* por Ciro Crispim, diretor da Center System
Fonte: Portal Contábil SC
Nenhum comentário:
Postar um comentário