Em minhas palestras, treinamentos e aulas ministradas em cursos de MBA e pós-graduação tenho a oportunidade e o privilégio de conhecer pessoas que possuem os mais variados pensamentos e concepções com relação à vida, seja pessoal ou profissional. Um conhecimento ímpar!
Sempre digo a todos que o saber não ocupa espaço e que, com as novas tendências deste mundo atual onde vivemos, em um mercado em constante evolução, manter-se atualizado se faz necessário, sendo, em alguns momentos, uma questão de sobrevivência na área de atuação.
Os treinamentos e cursos são de grande importância para proporcionar o crescimento de uma pessoa ou empresa. À medida em que condições estimulantes para o ensino-aprendizagem são disponibilizadas, existe aumento de produtividade e melhoria nas decisões, influenciando de forma mais assertiva, gerando resultados expressivos, tanto gerenciais quanto operacionais.
Saber quais as melhores práticas para realizar as atividades diárias depois de um período de aprendizado é fácil, mas saber fazer de forma inovadora agregando valor e conseguindo lucrar é o que faz a diferença no faturamento e na performance da empresa. Para agregar esse valor, é necessário colocar em prática.
Os colaboradores devem agregar valor à empresa, mas para isso é preciso que estes e a empresa e busquem novos conhecimentos que lhe proporcionem aprendizado que possibilitem as melhores práticas de suas atividades. As empresas, aos poucos, estão se conscientizando de que o conhecimento aliado à prática de cada fase dos processos é de grande importância para o sucesso de toda a operação.
Além de capacitar os colaboradores, faz-se necessário também fidelizar cada um deles, para que tenham orgulho de trabalhar na empresa, pois é um prejuízo significativo capacitar um profissional lhe proporcionando pleno conhecimento do que faz em sua carreira e o este escolher sair por problemas de desmotivação com a empresa ou o gestor (chefe), sendo este um dos maiores vilões que proporcionam demissões.
Para finalizar, utilizo-me de uma frase de um grande diretor de uma empresa a qual tive o privilégio de conhecer, trabalhando em um projeto de reestruturação, e que dizia sempre: “Quero que os colaboradores de nossa empresa façam de tudo para não sair e que as pessoas da sociedade que buscarem por uma oportunidade profissional em nossa empresa façam fila para entrar!”.
Lembre-se, você é fruto de suas escolhas, então escolha ser o melhor que puder!
Para quem tiver interesse em buscar mais informações sobre conhecimento, apresento em meu livro Logística Empresarial uma perspectiva sobre carreira, para profissionais da área de logística, ressaltando a importância do processo de coaching, e destacando as etapas para a construção de um projeto profissional, que levarão o leitor ao sucesso e à realização de seus objetivos.
AMARILDO DE SOUZA NOGUEIRA
Consultor empresarial, Mestre em Gestão de Negócios pela Universidade Católica de Santos, MBA em Logística Empresarial pela Fundação Getulio Vargas (FGV), Business and Management International Professional pela University of California (Irvine – EUA). Possui especialização em Metodologia do Ensino Superior e Metodologia da Pesquisa pela FGV. É Bacharel em Sistemas de Informação pelo Centro Universitário Fundação Santo André (FSA) e tem formação em Coaching Integrado Internacional pelo ICI – Integrated Coaching Institute. Professor de cursos de graduação e MBA nas áreas de logística, administração e gestão de pessoas.
Fonte: Revista Raça
Nenhum comentário:
Postar um comentário