quinta-feira, 30 de outubro de 2014

30/10 O novo contador

O Perfil do Profissional da Contabilidade 2012/2013, estudo patrocinado pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC), traz importante acréscimo para a discussão da formação e educação continuada dos contadores. A pesquisa foi elaborada pelos professores Ricardo Lopes Cardoso, da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Faculdade Getúlio Vargas e da Faculdade de Administração e Finanças da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, e André Carlos Busanelli de Aquino, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

O estudo mapeou os aspectos socioeconômico, profissional, cultural, político-classista, além da percepção dos participantes sobre o ambiente de trabalho, o Sistema CFC/CRCs e os desafios da área contábil. O questionário eletrônico foi respondido por 12.544 profissionais.

De acordo com o professor Cardoso, os temas mais importantes levantados no novo perfil, em comparação às edições anteriores, de 1996 e 2009, são os relacionados ao ambiente profissional. Tendo como ponto de partida a mudança no cenário contábil, com a convergência às IFRS e a regulamentação do Exame de Suficiência, a classe percebeu a necessidade de mais investimento em capacitação. “Minha leitura das respostas é que o mercado atribuiu um peso muito positivo a esses movimentos. Tanto é que os respondentes sugerem que a educação continuada seja exigida de todos, não só dos auditores, como um fator crucial de sucesso”, esclarece o pesquisador.

Além da falta de valorização pela sociedade (76,4%), as constantes mudanças na legislação (76,8%) e a burocracia dos órgãos públicos (78,6%), a carência de cursos e treinamentos de alta qualidade a preço acessível é um dos desafios apontados na pesquisa por 70% dos profissionais respondentes de Minas Gerais e nos Estados das regiões Norte, Nordeste (exceto Ceará, Pernambuco e Tocantins) e Centro-Oeste (exceto Goiás).

A maior parte dos respondentes (56,1%) tem no máximo curso de bacharel (em Ciências Contábeis ou em qualquer outra área). Apenas 0,6% dos respondentes é doutor (em qualquer área) e 5,1% é mestre (em qualquer área). A comparação desses dados com os resultados de 2009 mostra um incremento na qualificação dos contadores. Naquele ano, apenas 0,2% dos profissionais tinham titulação de doutor e apenas 1,6% eram mestres.

Quanto à eventual necessidade de adaptação dos currículos das universidades, o professor explica que a graduação não vai suprir todo o conhecimento necessário para o profissional.

Para ele, a educação cada vez mais precisa ser encarada como um investimento de longo prazo. “Como ninguém vai saber auditar uma demonstração contábil se não souber como ela foi elaborada, não podemos tirar a ênfase da elaboração no ensino da contabilidade. Mas é preciso repensar o ensino da análise que, mais do que cálculos, deve ser um processo mais reflexivo e interpretativo”, explica.

A pesquisa também aponta aumento na demanda de registro no Cadastro Nacional de Auditores Independentes (CNAI), um indício do desenvolvimento da função. Destacam-se os Estados de Roraima (22,7%), São Paulo (18,1%), Alagoas (18%) e Tocantins (17,9%) com as maiores proporções de auditores com o CNAI entre os respondentes do questionário.

Cardoso também associa ao tema educação a queixa dos entrevistados de queda na remuneração nos últimos dois anos. Os técnicos em contabilidade (44,7%) reclamaram mais que os contadores (32,2%). “Isso reitera o senso comum de pesquisas na área de carreira profissional e educação. Quanto maior o nível de educação formal maior tende a ser a renda do profissional”, diz.

Pouca participação

Apesar de 82,1% dos respondentes afirmarem que a representação política é fundamental para a classe contábil, menos de 5% deles efetivamente ocupam algum cargo eletivo em entidade de classe contábil. “Em uma primeira leitura, talvez isso ajude a entender porque o Brasil envia tão poucas cartas comentários ao Iasb nos processos de exposure draft ou o motivo de tão poucos profissionais da contabilidade se envolverem na discussão com o Congresso sobre alterações em algumas leis. Hoje, o ensino da contabilidade não é muito suscetível a sugerir um envolvimento profissional nesse sentido”, lamenta o professor.

A pesquisa também avaliou o grau de conhecimento dos profissionais quanto às atribuições do Sistema CFC/CRCs, tema de cinco perguntas para as quais os respondentes poderiam marcar uma entre quatro respostas, como “essa atribuição compete: ao CFC, aos CRCs, a ambos, a nenhum deles”. 49,2% dos participantes acertaram pelo menos quatro questões (com destaque para o Distrito Federal, onde 68,4% acertaram quatro ou cinco questões).

Em compensação, 12,3% dos participantes acertaram no máximo uma questão. “O CFC está trabalhando em uma ferramenta de informação, buscando principalmente os novos profissionais, para mostrar o que é o Sistema CFC/CRCs, seus direitos e obrigações, de modo a inseri-los no mundo profissional com todas as informações possíveis”, afirma José Martonio.

Outros resultados da pesquisa:

• para 50,6% dos respondentes, aumentou a oferta de emprego para profissionais da
contabilidade nos últimos dois anos;

• 53,4% avaliam que a adoção das normas internacionais impõe significativo aumento de custos às organizações contábeis; 

• 62% consideram que o CFC deve exigir a educação continuada de todos os profissionais da contabilidade (não só dos auditores);

• 66,7% discordam que a atuação do profissional da contabilidade é ameaçada por NFe, Sped e afins;

• 61,9% discordam que as PMEs já estão aptas a adotar as IFRS (NBC TG 1000)

A pesquisa completa pode ser visualizada no site do CFC: www.portalcfc.org.br/biblioteca/edicoes.


Fonte: Revista Transparência do Ibracon - Edição 14.

Nenhum comentário:

Postar um comentário