quinta-feira, 2 de outubro de 2014

02/10 Contabilidade e transparência: Parcerias indissociáveis

Os profissionais que atuam na área contábil constataram, nos últimos meses, mais um ato de reconhecimento da importância da Contabilidade como instrumento capaz de imprimir transparência e credibilidade às informações. Refiro-me à edição da Resolução 23.406/14 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que tornou obrigatória a assinatura do profissional da Contabilidade, em conjunto com o candidato a cargo eletivo, nas prestações de contas dos valores arrecadados e gastos nas campanhas para as eleições de outubro próximo. Essa é mais uma oportunidade para mostrarmos à sociedade a importância do nosso trabalho. Entretanto há que se pensar que, concomitantemente à oportunidade que se cria, multiplicam-se as responsabilidades,  já que, a partir de agora, o profissional da Contabilidade responderá junto com o candidato por eventuais questionamentos apontados na sua prestação de contas.

Cada vez mais, a Contabilidade tem sido utilizada como um eficiente instrumento de transparência às informações – clareza tão decantada pela sociedade. A exigência de ações transparentes tem estado presente em todas as situações e circunstâncias do País. Um exemplo recente disso foi a realização da Copa do Mundo no Brasil, depois de 64 anos, que gerou polêmica e discussões acirradas em relação aos altíssimos gastos/investimentos. Num país com tantas carências, em especial na área social, a população sente-se insegura para concluir que os valores envolvidos foram de fato aplicados da melhor forma. Passado o campeonato, evidencia-se novamente, com o período das campanhas eleitorais, a exigência legítima da sociedade por transparência, ainda mais quando se trata de um processo democrático e cidadão. E aí, mais uma vez, a Contabilidade surge como uma ferramenta confiável de extrema importância dentro do contexto da nação, no sentido de dar credibilidade e transparência às prestações de contas eleitorais. O Sistema CFC/CRCs tem estado permanentemente junto aos mais diversos escalões do governo, buscando sempre salientar a importância da Contabilidade nos processos de controle e prestação de contas dos gastos públicos.

É impossível desvincular o profissional contábil do agente capaz de promover e estimular os processos de transparência.

Muito se fala em legado da Copa do Mundo no Brasil. Sem dúvida, foi um acontecimento que instigou muitos questionamentos e que, no cômputo geral, foi bem-sucedido e disseminou o chamado padrão FIFA. E dessa discussão podemos extrair que a Contabilidade é a ferramenta fidedigna pela qual a sociedade dispõe de informações para que o Brasil consiga atingir o “padrão FIFA” nas ações do governo e dos políticos. Nessa linha, nós também precisamos oferecer os nossos serviços dentro de um padrão de qualidade que desponte aos olhos dos usuários como elemento imprescindível em qualquer relatório ou demonstração gerada pela Contabilidade.

A Copa do Mundo e as eleições, em outubro, são oportunidades que surgem para os profissionais da Contabilidade mostrarem à sociedade brasileira a fundamental e necessária presença da Contabilidade para um desenvolvimento lastreado pela transparência e pela fidedignidade das informações.

Por Contador Antônio Palácios - Presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul

Nenhum comentário:

Postar um comentário