sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

19/12 Auditores independentes inscritos no CNAI ou CVM devem comprovar 40 pontos anuais de Educação Profissional Continuada

De acordo com a NBC PA12 (R1), os auditores independentes inscritos no Cadastro Nacional dos Auditores Independentes (CNAI) ou com registro na Comissão de Valores Mobiliários (CVM) devem comprovar 40 pontos anuais de Educação Profissional Continuada (EPC), sendo que 20% dessa pontuação devem ser com aquisição de conhecimento.

Para os auditores independentes que auditam sociedades e entidades reguladas pela Superintendência de Seguros Privados (SUSEP) devem cumprir além dos 40 pontos gerais, pontuação específica que consta na Circular SUSEP nº 484, de 6 de janeiro de 2014.

Já para os auditores independentes que auditam instituições financeiras (BCB) devem cumprir além dos 40 pontos gerais, pontuação específica que consta na Resolução BCB nº 3.771, de 26 agosto de 2009.

Os Relatórios de Atividades devem ser enviados ao CRC de origem até 31 de janeiro de 2015, com cópia das devidas comprovações:

Aquisição de Conhecimento
  • Cursos de pós-graduação, mestrado e doutorado - declaração da instituição e ementa das disciplinas concluídas no ano.
  • Cursos, palestras e eventos – certificado de participação.

Docência
  • Cursos de graduação, pós-graduação, mestrado e doutorado - declaração da instituição e ementa das disciplinas lecionadas no ano.
  • Cursos, palestras e eventos – certificado de participação como palestrante.

Atuação como Participante
  • Comissões técnicas e profissionais – declaração emitida pela instituição.
  • Orientação de tese, dissertação e monografia – declaração emitida pela instituição constando os dados do trabalho (autor, título, etc.) e se foi aprovado e a ementa da disciplina.
  • Participação em bancas de doutorado e mestrado – declaração emitida pela instituição constando os dados do trabalho (autor, título, etc.) e se foi aprovado.

Produção Intelectual
  • Cópia do material na íntegra.

Cabe lembrar que o não atendimento da NBC PA12 (R1) implicará em processo fiscalizatório.

Fonte: CRC/SC

Um comentário: