terça-feira, 16 de dezembro de 2014

16/12 Declaração do IR já começou para contribuintes que destinarão parte do imposto a projetos sociais

Até final de dezembro, pessoas físicas que optam pela declaração completa podem destinar até 6%; pessoas jurídicas, tributadas pelo lucro real, até 1%

O período de declaração do Imposto de Renda já começou para os contribuintes que optaram por destinar parte do IR a projetos sociais. Isso por que o prazo para fazer a destinação vai até 30 de dezembro de 2014.

Pessoas físicas, que preenchem a declaração completa, podem destinar até 6% do Imposto de Renda devido aos fundos municipal, estadual ou nacional de apoio à criança e ao adolescente, ao Fundo do Idoso, como o FEI-SP, ou a outros programas sociais voltados a idosos, crianças e adolescentes.

Pessoas jurídicas tributadas pelo Lucro Real podem destinar até 1% do Imposto de Renda devido.

Outra opção

Uma brecha na legislação permite que, caso não consiga contribuir em dezembro, a pessoa física faça a destinação durante o período da declaração, ou seja, de janeiro de 2015 até o último dia da entrega. A diferença é que, durante este novo período, a destinação só poderá ser feita em menor porcentagem - 3% - e somente para fundos e projetos de apoio a criança e ao adolescente.

O Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo (CRCSP) é um órgão apoiador e disseminador dessas informações, já que o profissional da Contabilidade pode orientar seus clientes sobre como praticar esta boa ação.

“O profissional contábil possui o conhecimento técnico necessário para orientar pessoas físicas e jurídicas quanto à forma, valor e segurança do procedimento na destinação de parte do Imposto de Renda devido e utilização do incentivo fiscal”, explica o conselheiro do CRCSP e especialista em Terceiro Setor, Marcelo Roberto Monello.

Antes de destinar, o profissional da Contabilidade ajudará o contribuinte a analisar se o Fundo que receberá o recurso está regular perante a Receita Federal.

A classe contábil pode ajudar de forma voluntária

 O Sistema CFC/CRCs (Conselho Federal de Contabilidade/Conselhos Regionais de Contabilidade) conta com o Programa do Voluntariado da Classe Contábil (PVCC), que incentiva ações voluntárias por parte dos 500 mil profissionais da Contabilidade existentes hoje em todo o País.

Qualquer profissional registrado, em seu respectivo Estado, pode se cadastrar no PVCC e contribuir com a sociedade, prestando atendimento a projetos sociais e entidades do Terceiro Setor. Orientar os clientes – pessoa física ou jurídica – sobre a destinação de parte do Imposto de Renda é uma das formas do profissional contábil ajudar. 

Fonte: CRC/SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário