domingo, 18 de setembro de 2011

18/09 Obama vai propor aumento do imposto cobrado dos mais ricos


Plano faz parte dos esforços do presidente para obter 447 bilhões de dólares que lhe permitam reduzir o desemprego

Barack Obama, presidente dos EUA

Washington - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, vai propor na próxima segunda-feira um aumento do imposto cobrado dos mais ricos, exigindo que eles paguem pelo menos a mesma porcentagem dos ganhos dos contribuintes da classe média, informou o "New York Times".

Citando funcionários do governo, o jornal revela que Obama chamará seu plano, que será apresentado durante um pronunciamento na Casa Branca, de "Buffet Rule", em referência ao multimilionário Warren Buffet, o qual disse recentemente que os mais ricos costumam pagar em impostos federais uma proporção menor de sua renda do que os trabalhadores da classe média.
O plano faz parte dos esforços do presidente para obter 447 bilhões de dólares que lhe permitam reduzir o desemprego, que representa 9,1% da população economicamente ativa, e restabelecer a confiança em sua liderança econômica.
Segundo o jornal, Obama não dará detalhes sobre a taxa que pretende usar sobre a renda dos mais ricos, nem sobre quanto pensa em arrecadar com a medida, que será anunciada como parte de um programa global de redução do déficit orçamentário.
Um comitê especial misto do Congresso trabalha para conseguir um acordo entre democratas e republicanos em torno do orçamento federal, que deveria ser apresentado no fim de novembro.
O imposto sobre os mais ricos incidiria sobre 0,3% dos contribuintes, ou menos de 450 mil dos 144 milhões registrados em 2010, segundo o New York Times.

Nenhum comentário:

Postar um comentário