domingo, 18 de setembro de 2011

18/09 A contabilidade ambiental e as novas funções do contador

A questão sustentável vem ganhando força no mundo e agora chegou de vez no Brasil. Cada vez mais, o cliente vem adotando uma postura rígida com seus fornecedores no que diz respeito às suas ações no âmbito ambiental e social.
O cliente somente manterá relações com aquelas instituições de condutas éticas, e que ofereçam produtos e Serviços ecologicamente corretos, além de respeitar as legislações fiscais, e trabalhistas. Neste caso inclui também a não utilização de mão - de - obra infantil.
Por essas razões, as organizações deverão adotar uma nova mentalidade em relação às suas tomadas de decisões e no desenvolvimento de novos produtos e serviços, sempre tendo como norte o desenvolvimento sustentável. Não basta apenas ter o lucro almejado, deve-se levar em conta se esse lucro foi alcançado observando os princípios ecológicos, éticos e sociais geralmente aceitos.
A questões sociais e ambientais, podem determinar o sucesso ou o fracasso de uma empresa, daí o peso que elas exercem na tomada de decisões das empresas. Sendo assim, a preocupação mundial em torno dessas questões leva ao consenso de que é necessário adotar um novo estilo de desenvolvimento que combinem ao mesmo tempo Eficiência econômica , justiça social e preocupação ecológica.
A contabilidade também faz parte desse novo jeito das empresas de produzir Bens e Serviços de forma sustentável.Por essas razões, cada vez mais, a contabilidade faz parte desse modo de agir e pensar sustentável.
É claro que a importância da contabilidade não se limita exclusivamente em auxiliar as empresas nas tomadas de decisões de cunho sustentável, ela deverá também voltar suas atenções para o registro e mensuração dos fatos contábeis sob um olhar ecológico e social.
Ainda neste contexto, a divulgação de informações sociais e ambientais assume cada vez mais importância nas demonstrações contábeis destinadas ao público. Cabe à contabilidade produzir demonstrações financeiras fidedignas e que abordem acima de tudo as ações sustentáveis desempenhadas pelas empresas e o uso cada vez mais freqüente de indicadores de desempenho social e ambiental ao seu público alvo.
Mas se por um lado surge esse novo nicho de mercado e que dia a dia se torna realidade nas empresas, em contrapartida, ainda existe certo despreparo de nossos contadores em desempenhar tais prerrogativas.
Existe muita dificuldade em mensurar os passivos ambientais das empresas, a constituiçãode reservas legais, as avaliações dos riscos ecológicos, além da alocação correta dos custos ambientais de forma a atingir a Eficiência econômica e ecológica concomitantemente. Também nota-se uma dificuldade em cumprir as legislações ambientais brasileiras, dado ao grande número das Normas ambientais existentes em nosso país.
Outra atribuição que os contadores deverão desenvolver de forma eficiente é a correta avaliação do valor de mercado das empresas levando em conta o Risco ambiental de suas atividades e sua imagem social perante o mercado.
Mas é lógico que o contador atual, devido à sua grande capacidade de absorção de novas técnicas também saberá executar esta empreitada de forma eficiente.
Assim, surge a contabilidade ambiental, que também dará sua contribuição para o mundo, auxiliando as empresas na árdua missão de unir desenvolvimento, lucratividade, bem estar social, e ao mesmo tempo usar os recursos ambientais de forma racional, a fim de garantir o futuro do planeta.
Autor: Luiz Antonio Pinheiro /  Classe Contábil

Nenhum comentário:

Postar um comentário