sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

22/01 Empreendedor, você sabe qual o valor de sua empresa?

Notícias e circunstâncias diárias nos revelam a compra e venda de organizações por valores bem diferentes do que indicam seus patrimônios líquidos. Entretanto, sabemos que essas negociações envolvem bem mais que objetivos apontados em demonstrações contábeis, pois são avaliadas também variáveis subjetivas como credibilidade no mercado, valor da marca da empresa ou de seus produtos, atualização do valor de seus imóveis e equipamentos, além de aspectos relacionados com a tecnologia utilizada em sua operação.

Deste modo, em um momento histórico como o atual em que o presente e o futuro se assemelham cada vez menos com o passado, faz-se necessário que os empreendedores tenham conhecimento das novas ferramentas que podem ter ao seu dispor para avaliarem o quanto realmente vale o seu negócio.

O valor econômico de uma empresa pode ser determinado através de um dos modelos de avaliação, mas sua aplicação, frequentemente, geram questões que são objeto de discussões técnicas. Muitas vezes, são necessários ajustes no sentido de aproximar o valor ao ponto mais justo e em sintonia com o mercado. Além disso, a avaliação dependerá, em grande parte, das expectativas futuras do desempenho dos negócios e da qualidade de informações sobre ela e seu segmento.

A questão relevante é que, por vezes, os empreendedores não percebem que se a casa estiver saudável e com uma boa estrutura de gestão pode sim, aparecer oportunidades de negócio como venda, compra ou mesmo associação.

Nesse momento é que aparece a importância de conhecer o valor da empresa. Caso contrário, com que base o empreendedor irá avançar na negociação? Com base no valor que indica a contabilidade?

Sabe-se bem que nesses termos a informação fica muito prejudicada, incompleta e, com certeza, não é o melhor ponto de referência a ser utilizado pelo empreendedor quando surge a necessidade de conduzir uma negociação ou mesmo adequação societária.

Sendo assim, é necessário que o gestor e seu técnico utilizem, além das informações contábeis, métodos que vão sem dúvida ajudar a definir o valor econômico da empresa. Entre eles, podemos citar como exemplo os seguintes: modelo baseado no Patrimônio Liquido ajustado; modelo baseado no Fluxo de Caixa descontado; modelo baseado no Fundo de comércio ajustando a situação patrimonial contábil; modelo baseado no goodwill; e o modelo que utiliza o EBITDA como um dos componentes. (EBITDA - Earning Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization, também chamado no Brasil de LAJIDA, ou seja, é o Lucro antes dos Juros, Impostos, Depreciação e Amortização).

Com essa abordagem sobre avaliação de empresas, destacamos também a importância por parte do empreendedor de preparar seu negócio no sentido de ter um bom sistema de acompanhamento, controle e avaliação. Um sistema com o melhor perfil profissional possível.

Só assim, além de criar melhorias de segurança em suas decisões, terá facilidade para o desenvolvimento de um trabalho de identificação do "Valor Econômico da Empresa". E, com isso, aumentar significativamente seu poder de decidir com segurança em negociações de venda, associações ou mesmo em arranjos societários.

por José Luiz Amaral Machado, economista e Diretor da Gerencial Consultoria

Fonte: JCRS

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