quinta-feira, 28 de agosto de 2014

28/08 Tenho uma Micro ou Pequena empresa: porque preciso de Assessoria Contábil?

O que é Assessoria Contábil?

É a empresa que realiza o trabalho de orientar quanto aos procedimentos contábeis e fiscais das empresas, além de registrar sob as normas legais todos os acontecimentos financeiros e econômicos, oferecendo ferramentas importantes para tomada de decisão dos gestores.

Todas as empresas precisam dessas orientações periodicamente se quiserem manter preservada a saúde da empresa. A Legislação brasileira é complexa e fica difícil para os empreendedores saberem sobre todas as leis e ainda cuidarem da atividade principal que escolheram. Por isso contrata-se os Contabilistas para que cuidem desse trabalho que não pode ser negligenciado.

Como é o trabalho dos Contabilistas?

Os trabalhos são baseados em orientação fiscal e contábil, visando o correto desempenho das pessoas jurídicas e evitando-se penalidades fiscais que muitas vezes podem até levar a empresa à falência. Além disso, todos os documentos comprovantes de operações de compras, vendas, transferências, empréstimos, etc., são registrados de forma a fornecer aos gestores, demonstrativos que mostram todas as origens e aplicações de recursos, ou seja, como a empresa recebeu dinheiro e como ela gastou esse dinheiro.

Esses demonstrativos também podem apontam os resultados, que, sendo negativos, podem ser revertidos após as análises dos administradores juntamente com os contabilistas e, se positivos, podem se verificar as ações que levaram aos bons resultados e melhorar ainda mais.

Como contabilistas podem ajudar a economizar impostos?

São os contabilistas os tradutores da complexa Legislação tributária brasileira para os contribuintes, ou seja, aqueles que estudam as regras, buscam alternativas econômicas com bases legais e estudam melhor cenário tributário de acordo com a atividade e o faturamento da empresa.

Fazer estas apurações sem a assessoria contábil, pode levar as micros e pequenas empresas a erros graves, falhas de apuração e escrituração, omissão de informações, dentre tantas outras coisas. Tudo isso se traduz em prejuízo financeiro e econômico, pois muitas vezes para se resolver problemas com autos de infração com valores muito altos, os empresários precisam até se desfazer de algum bem do patrimônio conquistado com sacrifícios.

 Por que mais trabalho é importante?

Como é de conhecimento público, são as micros e pequenas empresas as maiores geradoras de vagas de trabalho no País e são os Contabilistas os responsáveis pela maior parte das informações que envolve Governo e empresas. Dessa forma, pode se dizer que sem o trabalho dos contabilistas o País poderia parar em meio a um caos fiscal e contábil que deixaria a todos no escuro, sem informações fiscais e econômicas, diminuindo assim, a arrecadação dos órgãos públicos e inviabilizado a maior parte das ações sociais do Governo.

São os contabilistas os responsáveis diretos pela apuração de resultados e registros que levam à apuração de impostos. Se este trabalho não é feito à luz do entendimento fiscal e contábil, a carga tributária, considerada injusta para a maioria, torna-se ainda mais pesada.

Ter o contabilista como parceiro, no início dos projetos e trabalhos garante a correta documentação dos processos, além de orientação quanto aos passos que podem e que não podem ser dados em cada etapa dos processos.

Além disso, as orientações financeiras e de gestão agregadas aos serviços, ajudam os micros e pequenos empreendedores a multiplicarem suas riquezas, ao invés de gastarem energia precisando do sistema financeiro brasileiro que é dos mais caros do mundo.

Enfim, consulte a Assessoria Contabil em todas as etapas dos trabalhos realizados por sua empresa. Siga as orientações sobre documentos, emissão de notas, arquivamentos, registros em geral e certamente estará evitando problemas com fiscalizações e autuações. O Governo brasileiro tem hoje, um dos maiores arsenais de sistemas e equipamentos de cruzamento de dados, o que possibilita maior proximidade com os contribuintes e cabe a cada um de nós, empresários, pagadores de impostos e geradores de empregos sabermos as regras desse jogo tributário; nos posicionarmos de forma correta para que também possamos fazer cobranças justas, visto que somos os financiadores dessa máquina imensa chamada Governo.

Fonte: Administradores
Via CRC/SC

Nenhum comentário:

Postar um comentário